Como ajudar um alcoólatra a parar de beber?

como ajudar um alcoólatra a parar de beber?

Como ajudar um alcoólatra a parar de beber? Eis uma pergunta que muitos gostariam que tivesse uma resposta simples, fácil, prática. Mas não é bem assim que acontece. Problemas complexos como o alcoolismo tendem a ter soluções tão complexas quanto, mas não significa que sejam impraticáveis. Pelo contrário, estão ao alcance de qualquer pessoa, apenas exigem um pouco de perseverança e paciência.

Antes de qualquer coisa, você precisa observar se a pessoa realmente se tornou um alcoólatra, pois há uma diferença entre alguém que bebe muito e um dependente do álcool. Para o primeiro caso, na maioria das vezes, é bem mais fácil ajudar esta pessoa a parar de beber do que no segundo caso.

Boa parte das pessoas tendem a confundir os dois casos, até mesmo vulgarizando o termo “alcoólatra”, o usando para classificar qualquer pessoa que consuma muito álcool. A palavra alcoólatra, no contexto que estamos abordando aqui, se refere a uma pessoa que é dependente da bebida alcoólica, ou seja, que não consegue ficar muito tempo sem ela.

O alcoolismo é uma doença crônica, o que significa que não possui uma cura propriamente dita. A doença atinge em torno de 13% da população brasileira e é a droga que mais causa dependência no país, isso, muito se deve pela sua aceitação por grande parte da população.

Consumir álcool não é a mesma coisa que consumir cocaína, por exemplo. Isso é o que a maior parte das pessoas pensam, mesmo ambas sendo drogas que causam dependência.

Segundo o estudo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) 16% tem um comportamento de consumo de álcool nocivo.

“… o uso abusivo da substância tem proporções epidêmicas”, afirma o biocientista Gabriel Andreuccetti, da Faculdade de Medicina da USP.

 

O que fazer para ajudar um alcoólatra a parar de beber?

O que fazer para ajudar um alcoólatra parar de beber?Agora que deixamos claro o que é realmente o alcoolismo e qual a diferença entre um alcoólatra e uma pessoa que bebe muito, vamos te dar algumas dicas de como ajudar um alcoólatra a parar de beber:

  • Elabore com cuidado o que dizer. Após decidir falar com a pessoa sobre o problema, escolha bem as palavras e o tom. A última coisa de que alguém nessa situação precisa é de um discurso interminável e de chantagem emocional. Procure ser breve e mencionar detalhes específicos, mas sem nunca ficar julgando. Desta forma, você evita que ele ou ela tente fugir do assunto.
  • Converse com a pessoa. Se percebeu sinais de alcoolismo, tenha um diálogo com a pessoa e diga que você está preocupado. Explique que o comportamento dela está afetando outras pessoas e que é hora de parar com o vício em consideração à família e para o bem dela mesma. Explique os problemas que estão sendo causados pela bebida. Sempre de forma sutil e tranquila. Evite discussões.
  • Procure entendê-lo(a). Durante o diálogo, não se esqueça de perguntar se há problemas ou coisas que o estressam, motivando a dependência ao álcool. Confira se ele(a) pode contar com a família ou amigos para apoiá-lo. Se esse não é o caso, uma alternativa é buscar ajuda profissional.

Falando em ajuda profissional, você pode contar com o Grupo Recomeço, com mais de 20 anos de especialização em reabilitação humana e combate ao alcoolismo, poderemos também ajudar você ou algum familiar ou amigo que esteja com problemas de dependência alcoólica. Entre em contato conosco para saber mais!