(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Como ajudar uma pessoa a parar de beber?

Como ajudar uma pessoa a parar de beber?


Se você está lendo este artigo e chegou até o nosso site é porque o título te chamou a atenção. E é bem provável que você precise de orientação e quer saber como ajudar uma pessoa a parar de beber. Se este for o seu caso, continue lendo, pois o que vamos dizer aqui vai te interessar!

Ajudar um dependente de álcool a mudar seu comportamento não é simples, mas o primeiro passo pode ser dado com a compreensão, o apoio e a disposição de fazê-lo refletir e, junto com ele, encontrar um caminho.

Tenha a consciência de que mesmo com muito esforço e dedicação, a mudança será um processo difícil, demorado e permeado de dúvidas e recaídas.

Por isso, além de auxiliar o indivíduo, é importante que haja um acompanhamento específico e dirigido para os amigos e familiares. Para que possam compreender a doença e seus desdobramentos. E, posteriormente, receber orientação adequada sobre a melhor forma de ajudar o outro e a si mesmo.

A dependência do álcool, ou simplesmente alcoolismo, é uma doença complexa caracterizada por uma série de sintomas, com destaque para a perda do controle do paciente perante o uso dessa substância.

Desta maneira, ao mesmo tempo em que ele enxerga os problemas decorrentes do uso e vê a necessidade de parar de beber, também apresenta motivações para continuar bebendo. É estranho, mas é assim que acontece.

Sendo assim, a possibilidade de ajudar dependerá do grau de dependência, da consciência dos problemas que seu hábito está causando e da relação de confiança estabelecida com a pessoa que oferece ajuda.

Como ajudar uma pessoa a parar de beber: dicas úteis

Como ajudar uma pessoa a parar de beber: dicas úteis

Agora, sem enrolação, vamos à algumas dicas práticas de como ajudar uma pessoa a parar de beber:

  1. Escolha o momento adequado para conversar, em que a pessoa esteja sóbria, ambos estejam calmos e em local que haja privacidade.

  2. Seja objetivo ao dizer que está preocupado com seu consumo. E que gostaria de auxiliá-lo a procurar ajuda, fundamentando com exemplos de situações negativas que ocorreram com ele em função do uso do álcool. Note que o simples fato de dizer que está preocupado e assegurar que pode contar com você no processo de busca por tratamento já é muito valioso.

  3. Trabalhe com a motivação para a mudança por meio de uma relação amiga, mas também firme, procurando ajudá-lo a reconhecer que pode ter desenvolvido uma doença e que as pessoas não esperam que ele vá conseguir parar de beber sozinho, incentivando a busca por tratamento.

  4. Procure demonstrar que, além do lado prazeroso, há o lado prejudicial desse comportamento, fazendo-o pesar os motivos que teria para continuar e os motivos para interromper o uso, com o objetivo de reforçar o desejo de mudar que o dependente em geral tem, mesmo que de forma inconsciente.

  5. Uma vez que a motivação para mudança pode oscilar constantemente, a ajuda precisa estar sempre disponível. Mantenha uma relação de troca, dê suporte e se informe sobre as opções de tratamento.

Observe que falamos bastante em tratamento. E esse tratamento deve ser feito pelas pessoas certas, no lugar certo. As pessoas certas estão no Grupo Recomeço!

Nós somos especialistas no combate ao alcoolismo e já ajudamos milhares de pessoas ao longo de 22 anos! Entre em contato conosco e saiba mais!

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.