como lidar com um alcoólatra na família?

O alcoolismo é um dos maiores males que ocorrem nas vidas das pessoas, as destruindo em vários sentidos, inclusive no relacionamento familiar. Dito isso, um dos maiores dilemas enfrentados por muitas pessoas que sofrem com o alcoolismo é saber como lidar com um alcoólatra na família. É sobre isso que nós vamos falar neste artigo. Nos acompanhe!

Todos os anos a Organização das Nações Unidas (ONU) através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), divulga um relatório mundial referente ao consumo de drogas.

O relatório de 2020 já foi divulgado e os dados não são nada animadores, exceto pelo fato de a pandemia relacionada ao coronavírus também prejudicar de certa forma o tráfico internacional de drogas, já que muitos voos e viagens de navios foram canceladas.

Sobre as notícias ruins, ou seja, os dados negativos sobre o consumo de drogas, o uso de drogas em todo o mundo tem aumentado, tanto em termos gerais quanto na proporção da população mundial que usa drogas. Em 2009, os 210 milhões de usuários estimados representavam 4,8% da população global entre 15 e 64 anos, em comparação com os 269 milhões de usuários estimados em 2018, ou 5,3% da população.

Outro dado preocupante está relacionado à urbanização. Mais da metade da população mundial mora na zona urbana atualmente. Em 1960, esse número estava em torno de 34%.

Você pode estar se perguntando: mas o que esse relatório falando sobre drogas tem a ver com álcool? E nós te respondemos: tem muito a ver.

Além do próprio álcool ser uma droga que causa dependência, em outras palavras, o alcoolismo, muitos usuários de drogas ilícitas também consomem álcool. Ou seja, um está ligado ao outro.

 

O que fazer para lidar com um alcoólatra na família?

como lidar com alcoólatra na famíliaTanto alcoolismo, quanto dependência química são doenças crônicas, transtornos mentais causados pelo o abuso de suas respectivas substâncias. Mas podemos dizer que o alcoolismo é bem mais comum, devido ser uma droga lícita, ou seja, legalizada.

É bem provável que você conheça alguma pessoa que tem problemas com o abuso de álcool. Talvez até algum familiar. Ou, pelo menos, conheça alguém que goste de consumir bebidas alcoólicas. É claro que há diferenças entre abuso do álcool, alcoolismo e consumo moderado, mas ninguém se torna alcoólatra de uma hora para a outra.

As coisas começam com um consumo moderado, depois evolui para um abuso e por fim, a dependência alcoólica.

Mas falando sobre como lidar com um alcoólatra na família, seguem algumas dicas:

  • Jamais tente confrontar a pessoas, principalmente se estiver sob efeito do álcool.
  • Procure dialogar quando a pessoa estiver sóbria. Caso ela se recuse a falar sobre o assunto, não insista, tente numa outra ocasião.
  • Quando conseguir conversar, demonstre amor e preocupação, diga quer ajudar, que quer vê-lo(a) muito bem.
  • Não julgue, nem faça acusações, mesmo quando a pessoa estiver sóbria.
  • Se possível, converse somente você e a pessoa, sem outros membros da família para que ambos possam se sentir mais à vontade.
  • Com sutileza, tente mostrar o quão ruim está sendo o consumo de álcool em sua vida. Tente mostrar tudo o que já perderam. Tanto o alcoólatra, quanto a família.
  • Sugira que procure por ajuda profissional e se ofereça para auxiliar nesta busca.

Falando em ajuda profissional, o Grupo Recomeço é especializado no tratamento do alcoolismo. Já ajudou diversas famílias e também pode ajudar a sua! Entre em contato conosco para saber mais. Estamos a sua espera!