(15) 99135-9851
(15) 99644-2943
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h - Clínica Particular
Internação involuntária de dependentes químicos

Internação involuntária de dependentes químicos

Antes, apenas um familiar com o aval de um médico ou com a autorização da justiça poderia realizar a internação involuntária de dependentes químicos .

Hoje, com a nova lei – aprovada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro – qualquer profissional da saúde ou assistente social pode solicitar a internação, desde que seja feita uma avaliação e formalização médica.

A internação involuntária é destinada ao usuário de drogas que, devido ao grau de dependência química, está temporariamente incapacitado e não consegue responder pelos seus atos, colocando não somente a sua vida em risco, mas a de seus familiares também.
Para recuperar e reinserir o dependente químico na sociedade, portanto, é fundamental buscar o tratamento involuntário especializado o mais rápido possível.

Tratamento especializado

As drogas têm um efeito devastador e destruidor na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. Superar o vício não é uma tarefa fácil, mas é possível sim. Para isso, além do apoio incondicional da família, é crucial buscar o devido tratamento.

O Grupo Recomeço é uma clínica terapêutica particular especializada na prevenção, no combate e no tratamento de dependentes químicos com mais de 20 anos de experiência.

Além da preocupação de ajudar o dependente a superar o vício e a se reposicionar na sociedade, a clínica tem como compromisso a reabilitação humana e a restauração familiar.

Desenvolvida para usuários que precisam de tratamento físico, psicológico e emocional especializado com extrema urgência, a metodologia de internação involuntária de dependentes químicos do Grupo Recomeço assegura um atendimento de qualidade para todos os pacientes e familiares.

A clínica trabalha sempre em prol da vida e oferece de forma simples, segura e principalmente eficaz o que existe de melhor em reabilitação e tratamento para dependentes químicos.

Como solicitar a internação involuntária de dependentes químicos?

Conforme mencionado anteriormente, a nova lei amplia o número de pessoas que podem pedir a internação sem o consentimento do dependente químico. A solicitação pode ser feita a pedido de familiar ou responsável, ou, na falta deste, por qualquer servidor público da área de saúde, da assistência social ou dos órgãos públicos integrantes do Sisnad.

Todas as internações e altas devem ser informadas em até 72 horas ao Ministério Público, à Defensoria Pública e demais órgãos de fiscalização.

O tratamento contra o consumo de drogas precisa ser personalizado para cada paciente e a internação involuntária durará o tempo necessário para a desintoxicação, com prazo limite de 90 dias. O término do tratamento será determinado apenas pelo médico responsável.
Contudo, a família poderá a qualquer momento solicitar ao médico a interrupção do tratamento.

A internação pode ser solicitada através do resgate especializado ou da remoção 24 horas. Dessa forma, o dependente químico é encaminhado a unidade de tratamento do Grupo Recomeço com total conforto e segurança.

A internação involuntária de dependentes químicos é sem dúvida o método mais seguro e eficaz de ajudar um ente querido a se libertar do vício e a recuperar a vontade de viver.

 

 

 

Estamos Online