(11) 93308-6265
(15) 99135-9851
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h - Clínica Particular
internacao voluntária

Internação voluntária para alcoólatras

O alcoolismo se resume à incapacidade do indivíduo em controlar o consumo de bebidas alcoólicas. Existem pessoas que bebem sempre – algumas chegam a consumir álcool praticamente todos os dias – porém fazem isso como um hábito e não por serem dependentes.

Já os alcoólatras não têm nenhum controle sobre seu consumo de álcool, mesmo quando o mesmo já trouxe grandes danos para a sua vida e saúde no geral.

Os prejuízos que o alcoolismo pode causar na vida de alguém são muitos e, além de atingirem quem consome, afetam quem convive com o dependente. Você sabe quais são esses prejuízos? Listamos alguns deles logo baixo.

  • Doenças no fígado;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Pancreatite;
  • Problemas cardíacos e vasculares;
  • Neuropatia Periférica;
  • Disfunções imunológicas;
  • Prejuízos cerebrais;
  • Osteoporose;
  • Anemia;
  • Câncer.

Isso sem contar os prejuízos psicológicos, sociais, profissionais e familiares, alguns deles até mesmo irreparáveis.

O tratamento para essa doença é extremamente importante para que os alcoólatras voltem a ter uma vida com qualidade. Em alguns casos, eles conseguem dar conta sozinhos dessa necessidade urgente de tratamento e vão em busca de ajuda ou aceitam o convite para o tratamento de uma forma voluntária.

O Grupo Recomeço fez esse post especialmente para tirar suas dúvidas sobre a internação voluntária. Acompanhe!

O que é internação voluntária?

Como o próprio nome já diz, essa internação é aquela em que o dependente vai por sua própria vontade até uma clínica buscar tratamento.  A dificuldade se dá pelo fato de que dificilmente um alcoólatra reconhecerá que possui uma doença e que precisa de apoio e, por consequência, não irá buscar ajuda.

Como é realizada a internação voluntária?

Depois que o alcoólatra toma a decisão de se internar, o próximo passo é bem fácil: ele precisa escolher o local onde será internado e fazer um pedido formal.

Essa petição pode ser feita pelo paciente e também pelo médico responsável pela sua avaliação.

Qual é a melhor forma de convencer um alcoólatra a se internar voluntariamente?

A melhor forma de tentar convencer alguém a aceitar ajuda é através do diálogo.

Tire um tempo especial, em que a pessoa esteja sóbria e tenha uma conversa limpa, sincera, com calma e livre de agressividades, comparações e julgamentos.

Quando o alcoólatra aceitar o tratamento voluntário, é importante que isso seja feito urgentemente, pois ele pode mudar de ideia a qualquer momento.

Para facilitar as chances de aceitação, é ideal que você já tenha escolhido o lugar para indicá-lo, para quando ele disser que aceitará tratamento, já tenha a clínica ideal para isso.

O Grupo Recomeço é uma clínica especializada em tratamentos para alcoólatras, realizando internações voluntárias, involuntárias e também compulsórias.

Você poderá entrar em contato conosco antes para saber mais como funciona o tratamento para alcoólatras, verificar qual é o endereço das unidades mais próximas e ter acesso a preços que mais se adequam ao perfil do alcoólatra e de seus familiares.

Estamos Online