Por que uma pessoa se torna alcoólatra?

Por que uma pessoa se torna alcoólatra

Essa é uma pergunta que tem diversas respostas, é muito subjetiva. Mas nesse artigo nós vamos tentar entender porque uma pessoa se torna alcoólatra. Continue a leitura para entender quais as principais motivações que tornam uma pessoa dependente do álcool.

O termo “alcoólatra” é bem popular e remete às pessoas dependentes do álcool. Mas há aqueles que não gostam muito desse termo, pois dizem que se refere a um “amante do álcool”. Assim como um chocólatra (adora chocolate) ou idólatra (que adora ídolos).

No caso do dependente alcoólico, ele já chegou a um nível que não se trata apenas de gostar pouco ou muito. Mas sim de não conseguir ficar sem. Essa é a grande diferença entre um amante de bebidas alcoólicas e de um “alcoólatra”.

Por exemplo: uma pessoa pode gostar muito de apreciar cervejas artesanais, porém não ser dependente da bebida. Já há casos onde um alcoolista pode ter começado a beber mesmo sem gostar, por razões que vamos abordar mais adiante ainda neste artigo.

Mas voltando a falar sobre os termos, nós do Grupo Recomeço usamos a palavra “alcoólatra” para nos referirmos a um dependente alcoólico e não alguém que adore consumir bebidas alcoólicas.

Portanto, para nós, quando usarmos em nossos artigos as palavras alcoólatra, alcoolista, alcoólico, dependente alcoólico, dependente do álcool, a não ser que façamos alguma observação, é certo que estaremos falando de pessoas que estão doentes. Que são vítimas do alcoolismo e que precisam de ajuda profissional.

Muitos não têm a consciência de que o alcoolismo é uma doença, mas de fato ele é. O alcoolismo se enquadra nos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool (CID 10, F10).

 

As causas do porquê uma pessoa se torna alcoólatra

As causas do porquê uma pessoa se torna alcoólatra

Após deixar claro o que é um alcoólatra e o que é o alcoolismo, vamos tentar entender porque uma pessoa se torna alcoólatra.

Como já dissemos logo no início, não existe uma causa específica pela qual uma pessoa se torna alcoólatra. Na verdade, em alguns casos, pode ser uma combinação de fatores.

Entre esses fatores, podem-se contar os efeitos que a bebida causa fisicamente na pessoa e que não são idênticos para todos. Um exemplo disto é a ressaca depois da ingestão de álcool.

Como esta substância deprime o sistema nervoso central, deixando a pessoa mais relaxada, é possível, por exemplo, que após passar o seu efeito, o organismo sinta falta do álcool e ela volte a beber, para voltar a ter prazer. São fatores de natureza biológica.

Também existem os fatores psicológicos associados ao desenvolvimento do alcoolismo que podem incluir características de personalidade, como a tendência à ansiedade, insegurança, medo ou angústia, para os quais o indivíduo busca alívio por meio da bebida.

Outros fatores comuns que podem responder porque uma pessoa se torna alcoólatra são os fatores ambientais que interferem nos padrões de consumo de álcool. Entre os quais estão os hábitos familiares, a cultura da sociedade, estimulando ou restringindo o consumo, os rituais e costumes da comunidade, a oferta de bebidas, a informação, a propaganda, etc.

Existem muitos outros fatores que podem tornar uma pessoa alcoólatra, porém precisaríamos de um artigo muito maior que este para listar todos os possíveis.

Na clínica de reabilitação para alcoólatras é feito um diagnóstico pelos profissionais responsáveis para entender qual a motivação de cada paciente e assim recomendar o tratamento ideal.

Se você precisa de ajuda para vencer o alcoolismo, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você!