(15) 3100-0265 (11)93308-6265
O Alcoolismo para os Homens

O Alcoolismo para os Homens


Por que os casos de alcoolismo são mais comuns entre os homens? Quais os riscos da dependência alcoólica para a saúde do homem?

De todos os consumidores do álcool, o gênero masculino é o público com maior índice de adeptos ao consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o IBGE cerca de 25 milhões de homens ingerem algum tipo de bebida, pelo menos uma vez por semana.

Tornando o alcoolismo uma realidade muito maior entre os homens, do que entre as mulheres.

Vítimas da sociedade e alvo principal das campanhas de publicidade do comércio de bebidas, os homens sofrem imenso apelo para o consumo abusivo do álcool, resultando no hábito de se fazer reuniões entre amigos, onde o consumo de bebidas alcoólicas é o foco principal.

Em decorrência desse comportamento de risco, em média, 89% das pessoas internadas para o tratamento do alcoolismo, são homens.

Os riscos de se tornar um alcoólatra aumentam à medida em que os homens assumem seus papéis na sociedade, no trabalho e na faculdade, onde mesmo os que não bebem são tentados a aderir o consumo de bebidas alcoólicas para não se sentirem excluídos.

O hábito de consumo tende a diminuir à medida em que o homem se aproxima da aposentadoria, devido ao surgimento de outras doenças.

 

Fatores de Influência

 

O alcoolismo é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento. As influências podem ser genéticas, ambientais ou comportamentais.

A influência genética ocorre sobre filhos de pais alcoólatras ou com hábito de consumo abusivo. Enquanto as influências ambientais se referem aos lugares frequentados e ao ciclo de amizades em que o homem está inserido.

A influência comportamental se deve pelo hábito de consumo que se inicia em níveis leves e moderados, chegando aos níveis de consumo abusivo e por consequência à dependência alcoólica.

 

Riscos do alcoolismo para os homens

 

O consumo do álcool está associado a diversas doenças como a hipertensão arterial, cirrose e ao próprio alcoolismo. Que consiste ao hábito de beber de forma descontrolada e sem limites.

As consequências no organismo são praticamente as mesmas, tanto para homens quanto para mulheres. Incluindo a dependência alcoólica, doenças e a mudança drástica de comportamento, que coloca em risco a vida do dependente, da sua família e da sociedade a sua volta.

Nos homens, o alcoolismo é responsável por provocar a impotência sexual e pelo alto índice de violência doméstica, acidentes de trânsito e no trabalho.

Sendo associado também ao abuso sexual contra as mulheres, praticado por homens sob os efeitos das bebidas alcoólicas.

 

Padrão de consumo entre os homens

 

A frequência e a quantidade de álcool ingeridos é um fator de extrema importância tanto para o desenvolvimento quanto para o diagnóstico do alcoolismo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) se uma pessoa bebe ao mesmo 2 doses por dia ou não permanece ao menos 2 dias por semana sem ingerir bebidas alcoólicas, já representa riscos à saúde e de dependência.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.