Internação para Alcoólatras

Internação para alcoólatras

A internação para alcoólatras é algo que nem todas as pessoas cogitam. Mesmo aquelas que sofrem com alcoolismo sendo elas mesmas dependentes do álcool ou tendo alguém eu sua família nesta situação.

O consumo de álcool é algo muito bem aceito pela maioria da sociedade brasileira, e até mesmo mundial. E talvez esse seja o grande motivo de também ter a possibilidade de se tornar um grande problema, caso não seja feito de maneira moderada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o álcool é responsável por quase 6% das mortes anuais em todo o mundo. São mais de 3,3 milhões de pessoas vítimas do álcool com idades entre 20 e 39 anos.

Falando apenas do Brasil, mais de 4 milhões de pessoas são consideradas alcoólatras. E quando falamos alcoólatras, estamos nos referindo à pessoas que são de fato dependentes do álcool. Diferente de pessoas que consomem a substância moderadamente, ou até mesmo de forma abusiva, mas que não são dependentes ainda.

Diante de todos esses fatos preocupantes, o Grupo Recomeço é especializado em internação para alcoólatras. Não apenas na internação, mas também no tratamento para alcoólatras, sendo uma referência nacional neste segmento.

Nós nos preocupamos com nossos pacientes, obviamente, mas também procuramos ajudar suas famílias, que têm um papel muito importante no tratamento para alcoólatras. Sem contar que o alcoolismo também afeta a família, direta ou indiretamente, principalmente prejudicando o convívio social e, muitas vezes causando transtornos mentais como a depressão, por exemplo.

Tipos de internação para alcoólatras

Tipos de internação para alcoólatras

Nem sempre a internação para alcoólatras é necessária, no entanto, se o problema não for identificado e tratado o quanto antes, ela se torna uma necessidade e não mais uma opção.

O que acontece é que a dependência alcoólica costuma demorar para ser identificada em um membro da família. Ou então até é identificada, mas a procura por ajuda profissional tende a demorar. Em casos que o alcoólatra vive só, as coisas costumam ser piores. O dependente alcoólico, em sua grande maioria, não reconhece que tem um problema e que precisa de ajuda para abandonar o vício.

Entre os tipos de internação existentes, as quais o Grupo Recomeço trabalha estão: a internação voluntária, que é aquela em que o próprio dependente alcoólico se sujeita ao tratamento para alcoólatras e busca ajuda por si mesmo. Recomendamos que as internações sejam feitas dessa forma e que as famílias possam convencer o dependente a tratar-se de maneira adequada, procurando ajuda profissional

No entanto sabemos que há situações em que nem sempre a internação voluntária é viável, restando a internação involuntária ou compulsória, que são semelhantes, mas possuem algumas pequenas diferenças.

No caso da internação involuntária, o alcoolista é internado na clínica de recuperação para alcoólatras sem o seu consentimento, bastando a autorização da família ou responsável.

Já na internação compulsória, nem mesmo a autorização da família se faz necessária, bastando uma determinação judicial, após a solicitação feita por um profissional médico competente, certificando que o alcoólatra não possui mais domínio de suas ações e, portanto, é necessária uma intervenção para a sua reabilitação.

Esses 3 tipos de internação para alcoólatras são amparadas pela lei.

Emergência 24hrs


Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.


(11) 93308-6265

Contato
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Nosso Blog

Regulamentações

CNES
anvisa
MPF
BOMBEIROS
CFM