Internação de Dependente Químico pelo Plano de Saúde

Internação de dependente químico pelo plano de saúde

Se você possui um convênio médico e um familiar com problemas relacionados à dependência química, talvez se pergunte se uma internação de dependente químico pelo plano de saúde é possível. E a resposta é sim! Continue a leitura para saber mais a respeito.

A dependência química é uma terrível doença que literalmente destrói diversas famílias no mundo todo. Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostram que existem mundialmente mais de 271 milhões de usuários de drogas. E desses 271 milhões, mais de 30 milhões são considerados dependentes químicos.

No Brasil, o número de usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3,5 milhões. E infelizmente esse número não tem diminuído, por mais que haja diversos programas preventivos e educativos promovidos por órgãos públicos como escolas, prefeituras e por parte da iniciativa privada.

Os motivos pelos quais as pessoas têm seu primeiro contato com as drogas são diversos. Pode ser através de “amigos” de escola ou faculdade, tráfico de drogas próximo do local onde moram, problemas familiares e problemas sociais em geral.

Enfim, são muitas ocasiões e motivos que levam alguém a experimentar drogas pela primeira vez.

O maior problema é que em muitas das vezes as pessoas não param no primeiro contato com a drogas, mas consomem outras vezes e, quando menos se espera, “nasce” mais um dependente químico.

Mas felizmente a dependência química pode ser tratada em clínica de recuperação proporcionando ao paciente uma vida normal. Desde que siga corretamente o tratamento e as orientações dos profissionais, obviamente.

Convênios Credenciados

Internação de dependente químico pelo plano de saúde: como funciona?

Como dissemos anteriormente, a internação de dependente químico pelo plano de saúde é possível. Mas existem alguns requisitos e procedimentos que precisam ser observados e executados antes disso. Veja a seguir quais são:

  • Antes de contatar seu plano de saúde para que a internação seja realizada, você precisa ter a solicitação médica e nela deve constar o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença.
  • Em seu contrato do plano de saúde deve constar a cobertura da doença. Essa orientação é importante de ser seguida, pois a grande maioria dos convênios médicos possuem diferentes planos de saúde e cada um deles possuem suas especificidades.
  • Falando dos planos de saúde que os convênios médicos oferecem, é necessário que o paciente possua um plano hospitalar, ou seja, que permita a internação prolongada.

Se você possui alguma dúvida sobre alguns desses 3 itens que listamos (detalhes do contrato e tipo de plano de saúde, por exemplo), aconselhamos entrar em contato com seu convênio médico para esclarecê-las.

Se você estiver em dia com esses requisitos que listamos anteriormente, o convênio médico não pode negar a internação do dependente químico.

O que ocorre em alguns casos onde o convênio médico nega a internação do dependente químico, é a alegação de ser uma doença pré-existente. Mas se o convênio médico não solicitou exames no momento da contratação do plano de saúde para verificar a existência da doença, esse argumento não pode ser utilizado.

Outro obstáculo que o convênio médico pode impor é limitar o tempo de internação na clínica de recuperação. Essa prática é ilegal.

O convênio médico tem por obrigação arcar com o valor integral das despesas da internação na clínica de reabilitação até o paciente receber alta.

 

O Grupo Recomeço

 

O Grupo Recomeço possui clínicas de recuperação em diversas cidades do Brasil e trabalha com os principais convênios médicos. Muito provavelmente possuímos parceria com seu plano de saúde. Para verificar, você pode entrar em contato conosco.

Grupo Recomeço tem mais de 20 anos de experiência no segmento de reabilitação humana, ajudando não apenas dependentes químicos, mas também alcoólatras e pacientes com depressão.

Nossos profissionais são focados em prestar um atendimento humanizado, proporcionando conforto e segurança para pacientes e familiares.

Nossas clínicas possuem uma estrutura onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para oferecer aos nossos pacientes o melhor e mais eficaz tratamento de reabilitação.

Para conhecer melhor o Grupo Recomeço, entre em contato conosco. Agende uma visita e venha nos conhecer pessoalmente. Ficaremos muito gratos em receber você!

Emergência 24hrs


Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.


(11) 93308-6265

Contato
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Nosso Blog

Regulamentações

CNES
anvisa
MPF
BOMBEIROS
CFM