(11) 93308-6265
(15) 99135-9851
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h - Clínica Particular
alcoolismo tratamento

Alcoolismo Tratamento

Encontrar um bom tratamento para o alcoolismo é uma das maiores preocupações da família ao decidir internar seu ente querido. Por isso falaremos um pouco mais sobre como funciona o tratamento de recuperação de um alcoólatra em clínicas como o Grupo Recomeço.

Atendimento de acolhimento

Chegando à clínica de reabilitação, o paciente irá iniciar o processo de recuperação e receberá acolhimento. Isso significa que ele será avaliado por especialistas que irão procurar conhecer seu histórico e e seu estado de saúde atual.

Os principais profissionais serão médicos, psiquiatras e terapeutas, mas poderá haver outros, se preciso. Veja as funções de cada um:

  • Médicos – avaliam a saúde física do paciente para descobrir se ele possui mais alguma doença além do alcoolismo. Isso não é incomum de ocorrer, pois a dependência leva a pessoa a desenvolver uma série de problemas, especialmente no aparelho digestivo.
  • Psiquiatras – também são médicos, mas especializados na psiquê. Sua principal função é acompanhar as etapas do tratamento, especialmente em sua fase inicial. Podem prescrever medicação para ajudar o paciente a enfrentar as crises de abstinência.
  • Terapeutas – geralmente são psicólogos. Seu papel é conversar e assim procurar tratar as questões internas que levam a pessoa a se refugiar no vício. Assim elas podem tratar a origem do problema e se curar da dependência.

O período de tratamento

Uma das coisas mais importantes para a família é saber a duração do tratamento. Porém não há como mensurar isso com exatidão, pois cada pessoa responde ao tratamento de uma forma e só no decorrer dele é que se pode ter certeza, a partir do acompanhamento da equipe médica.

O uso de medicamentos

Em alguns tratamentos é possível a utilização de medicamentos para ajudar a controlar as crises de abstinência. Seu uso irá variar muito dependendo da equipe e das condições do paciente.

Em caso de dúvidas, é interessante procurar o auxílio do Grupo Recomeço, para que todos os seus questionamentos sejam esclarecidos e que a internação ocorra com a certeza de que a cura ocorrerá.

 

Estamos Online