Se você digitar no Google as palavras “centro de recuperação para dependentes químicos” vai encontrar diversas propagandas de vários estabelecimentos oferecendo seus serviços.
Mas ainda existe muita dúvida sobre como estes centros de recuperação são e como funcionam.
Quando você ou alguém da sua família fica doente, qual a primeira coisa que costuma fazer?
Dependendo do problema, talvez toma um remédio, do tipo analgésico. Se você não tem o medicamento em casa, vai até a farmácia mais próxima e compra, certo?
Lembrando que estamos falando de doenças comuns como, por exemplo, um resfriado, dor de cabeça, aquela dorzinha no estômago quando você come algo que não cai bem.
Nestes casos, além de tomar os remédios vendidos em farmácias e drogarias, você também tem a opção de tomar os remédios caseiros a base de ervas e produtos naturais, a famosa receita da vovó.
Mas e quando você já tomou aquele chazinho medicinal caseiro e já tomou também o comprimido analgésico e a dor ainda continua? O que fazer?
Muito provavelmente você irá a um hospital para consultar-se com um médico e, se for necessário, fazer alguns exames. Daí então, o médico decidirá qual o tratamento mais adequado para você.
Suponhamos que você estava com uma dor no estômago.
Após os resultados dos exames, o médico constatou que você precisa ficar internado(a) e fazer uma cirurgia. Foi constatado que há um corpo estranho dentro do seu estômago!
Calma! Nem você, nem eu, queremos passar por isso. Apenas estamos supondo uma situação, ok?
Sua cirurgia foi um sucesso! Parabéns! O médico retirou um pequeno objeto de metal do seu estômago. Não me pergunte do que se trata nem como ele foi parar lá…
Agora é hora de ir para casa, certo?! Errado! O médico disse que você precisa ficar em observação antes de te dar alta.
Apesar de sua cirurgia ter sido um sucesso e você estar com um quadro médico estável, ainda são necessários alguns cuidados para que você volte para casa 100%.
Da mesma forma que você ou qualquer pessoa que fique doente e precise de ajuda profissional, também acontece com um dependente químico.
Lembrando que a dependência química é uma doença e assim como qualquer outra, precisa de tratamento adequado.
Daí que entra o centro de recuperação para dependentes químicos.
Muito além de ser um hospital comum, o centro de recuperação para dependentes químicos é um local de acolhimento.
Além do tratamento médico, o centro de recuperação irá ajudar o paciente com atividades que façam bem ao seu corpo e sua mente.
A prática de esportes, por exemplo, é algo que ajuda o dependente químico a sentir prazer e também é um meio de socializar.
Outros métodos que fazem parte da reabilitação do paciente é a prática de pequenos serviços voluntários mostrando que o indivíduo pode ser útil com seu trabalho.
O apoio a família por parte do centro de recuperação também faz parte do tratamento, afinal os familiares também sofrem com a dependência química de um ente querido.
Resumindo, quando o dependente químico é internado, ele passará por exames médicos e procedimentos que o deixarão livre do vício e pronto para retornar a sociedade.
Igual o exemplo da sua ida ao hospital devido a dor no estômago. Enquanto você não estiver 100%, o médico não irá te dar alta.
Assim também acontece com o dependente químico.
Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que esteja precisando, entre em contato com o Grupo Recomeço e receba mais detalhes.