(15) 99135-9851
(15) 99644-2943
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h - Clínica Particular

Como ajudar no combate ao alcoolismo?

O Brasil está entre os dez países onde mais se consome álcool no mundo e infelizmente esse número cresce a cada dia. A linha entre o consumo social e o abusivo é “tênue” e dificilmente a dependência é notada por quem bebe.

Uma das características do alcoolismo é a convicção de que se pode parar de beber quando quiser, de que se está no controle da bebida, mas a realidade é que é a bebida que controla.

Quando o consumo passa do estágio sadio para a dependência, é preciso um basta antes que haja mais estragos na vida do usuário.  Você sabe como e qual é a melhor forma de ajudar seu ente querido a combater o alcoolismo? Descubra isso ao continuar a leitura desse post.

Comece mudando os seus hábitos

O alcoólatra tem muita dificuldade em reconhecer que está doente e que precisa de cuidados médicos. Isso dificulta ainda mais o processo de recuperação. O primeiro passo é conversar e tentar convencer a pessoa disso, fazê-la entender a gravidade do seu problema e os riscos causados por ele.

Se você é do tipo que apenas cobra, grita e arruma confusão, mude seus hábitos. Não é falando mais alto que será ouvido. Tente conversar sempre com carinho e não faça isso quando a pessoa estiver sob o efeito do álcool.

Tire todas as bebidas da sua residência

Você pode até não ser dependente, mas beber na frente do seu ente querido ou deixar as bebidas à mostra não ajuda na recuperação dele.  Portanto, não compre ou traga bebidas para dentro de sua casa. Se for o caso de receber visitas, sirva-as com refrigerantes, sucos, etc.

Evite ambientes onde terá fácil acesso ao álcool

Pode parecer uma decisão um pouco cruel no começo, mas é necessária. Frequentar um ambiente totalmente propício ao consumo de álcool, onde a bebida circulará livremente irá dificultar muito o processo de combate ao alcoolismo do seu familiar.

Quer sair? Ótimo, pois isso é importante para quem está em tratamento. Mas selecione um lugar que não coloque a recuperação do seu ente querido em risco.

Procure atendimento especializado

Umas das decisões mais importantes para combater o alcoolismo é procurar ajuda médica, encontrar alternativas que facilitem esse percurso e que garantam a efetividade do tratamento.

A melhor forma de conseguir isso é através de uma clínica especializada em tratamentos para dependentes do álcool. Procure eliminar os mitos da mente do seu familiar, incentivando sempre que ele se voluntarie para conhecer o espaço e aceite se tratar com profissionais qualificados.

Se já está em busca de uma clínica de recuperação, conheça o Grupo Recomeço. Lá você contará com uma equipe de profissionais experientes no combate ao alcoolismo. Entre em contato hoje mesmo e marque uma visita!

Como ajudar no combate ao alcoolismo?
3.3 (66.56%) 61 vote[s]

Estamos Online