Se você não possui alguma pessoa em sua família que seja alcoólatra, provavelmente deve conhecer alguém que seja. E talvez saiba o quão difícil é ajudar um alcoólatra que não quer ajuda.
Uma pessoa dependente do álcool dificilmente reconhece sua situação como tal. Isso porque a aceitação social de pessoas que consomem bebidas alcoólicas é muito grande.
Nesse post vamos falar como ajudar um alcoólatra que não quer ajuda. Qual deve ser o tratamento e a relação com pessoas que se encontram nessa situação. Continue a leitura para saber mais!
Beber socialmente x dependência alcoólica
A prática de consumir bebidas alcoólicas é muito comum entre a maioria das pessoas, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Muitas vezes é vista como um meio de socializar e confraternizar com familiares, amigos, colegas de trabalho ou da faculdade. E não há nada de errado nisso.
O problema está quando o consumo de bebida ultrapassa os limites e a pessoa começa a beber cada vez mais até se tornar um dependente alcoólico, ou alcoólatra, como você preferir chamar.
E o problema maior ainda é quando essa mesma pessoa não admite que se tornou dependente do álcool e pior, não aceita ajuda.
Para isso separamos algumas dicas de como ajudar um alcoólatra que não quer ajuda. Veja quais a são a seguir:
- Dialogue: procure conversar com a pessoa em um momento em que ela esteja sóbria, onde ambos estejam tranquilos. Escolha um local reservado, onde haja privacidade. Inicie a conversa dizendo o quanto você se preocupa com ela e quer sempre seu bem. Entre no assunto de forma gradativa, procure deixar a pessoa o mais à vontade possível.
- Respeite: Não somente durante o diálogo, mas em qualquer momento, sempre demonstre respeito pelo dependente alcoólico. Nunca faça julgamentos ou xingamentos, por mais que a pessoa possa te irritar. Lembre-se que o alcoolismo é uma doença e que o alcoólatra diz ou faz coisas que normalmente não faria caso não estivesse sobre efeito do álcool.
- Repreenda: respeitar o alcoólatra não significa concordar com tudo que ele faça e o proteger de seus erros. De maneira respeitosa e paciente, mostre de maneira bem clara as consequências de seus atos.
- Inclua-o em suas atividades: Se vai praticar um esporte, fazer uma caminhada, um passeio no shopping ou no parque, enfim, qualquer atividade que possa ser realizada em grupo ou em dupla pelo menos, convide a pessoa para ir com você. Normalmente um alcoólatra é rejeitado ou até mesmo se isola de atividades em grupo.
- Estude sobre o assunto: além de conversar com o alcoólatra sobre as razões que o levaram a se tornar um dependente, estude sobre o assunto e procure o máximo de informações. Isso contribuirá para que você possa ser mais útil no auxílio do dependente alcoólico. Aqui mesmo no nosso site você pode encontrar bastante conteúdo sobre alcoolismo.
- Incentive: Normalmente o alcoolista tem algum hobbie que pratica menos ou abandona totalmente quando se torna dependente do álcool. Incentive-o para continuar praticando algum hobbie que seja do seu agrado. Pois quanto mais se manter ocupado, menos tempo sobrará para a bebida.
- Não se culpe: é comum que pais, filhos, cônjuges e outros familiares próximos ao alcoólatra se culpem por ele se tornar dependente do álcool. Em alguns casos estes familiares ficam doentes emocionalmente, desenvolvendo a chamada codependência. Lembre-se que você precisa estar bem emocionalmente e fisicamente para ajudar seu ente querido a livrar-se do alcoolismo.
- Não desanime: quando você se propõe a ajudar um alcoólatra que não quer ajuda, é muito comum presenciar recaídas. Mas não desista da pessoa que você ama. Elogie os avanços, e ajude a pessoa a se reerguer quando ela tropeçar.
É claro que colocar tudo isso em prática não é fácil. Mas procure sempre demonstrar seu amor e preocupação quando for ajudar um alcoólatra que não quer ajuda. Seja perseverante, paciente e as chances dele ou dela aceitar ajuda aumentarão.
Caso precise de uma ajuda extra, entre em contato com o Grupo Recomeço e nós iremos te auxiliar a dar o próximo passo no que diz respeito a ajudar um alcoólatra que não quer ajuda.