(11) 93308-6265
(15) 99135-9851
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h - Clínica Particular

Como ajudar uma pessoa com depressão

Como ajudar uma pessoa com depressãoConsiderada a doença do século XXI, a depressão atinge diretamente mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

Uma recente pesquisa do IBOPE mostrou que no Brasil, 5,8% da população é diagnosticada com depressão. Número acima da média mundial que é de 4,4% segundo a Organização Mundial da Saúde.

A mesma pesquisa ainda mostrou que praticamente metade dos brasileiros não sabem o que é depressão, sentem vergonha de falar sobre o assunto ou não consideram importante o tratamento da doença.

Ainda existe muito a ser descoberto pela medicina sobre a depressão, mas o que sabemos com certeza é que ela é de fato uma doença que se encaixa na categoria de transtornos mentais e precisa sim de tratamento adequado.

A depressão não é diagnosticável através de exames comuns e seus sintomas podem variar de acordo com cada indivíduo.

Devido a muita desinformação e preconceito referente à doença, a depressão tem feito muitas vítimas, às levando a cometer suicídio.

Mas então como podemos ajudar uma pessoa com depressão?

É o que vamos descobrir logo a seguir!

Formas de ajudar alguém com depressão

Ajudar alguém com depressão é algo crucial, porém deve ser feito da maneira correta, pois uma palavra ou atitude errada pode piorar e muito a situação da pessoa deprimida.

Antes de mais nada, procure obter o máximo de informações possíveis sobre o assunto para ter noção do que realmente se trata a depressão. Acredite, há muito conteúdo relevante.

Após a parte teórica, é hora de por em prática algumas dicas que irão ajudar a lidar com a pessoa deprimida.

  • Ouça: Uma pessoa deprimida precisa ouvir palavras positivas mas também muitas vezes ser ouvida. Mostre que está disposto(a) a ouvir o que ela tem a dizer e conversar, não necessariamente sobre a depressão, mas sobre qualquer outro assunto.
  • Não confunda a doença com a personalidade da pessoa: A depressão altera o humor do indivíduo o deixando com pensamentos e atitudes negativas como a irritação, por exemplo. Um deprimido pode não querer conversar com você, talvez nem te ver e pode te tratar mal. Não leve para o lado pessoal. Seja paciente.
  • Cuidado com sua própria saúde: Deparar-se com uma situação de depressão na família, ou com um amigo muito próximo pode mexer com o próprio emocional. Lembre-se que você deve sim ajudar a pessoa deprimida, mas não deixar que a doença dela abale a sua saúde.
  • Incentive a prática de atividades saudáveis: Convide a pessoa para praticar um esporte ou fazer uma caminhada. Caso o deprimido não queira sair de casa, proponha uma atividade ali mesmo como algum jogo de tabuleiro ou cartas.
  • Não minimize a situação: Não faça comparações com outros casos do tipo: “Conheci pessoas que estavam piores que você”. Não tem como saber exatamente como uma pessoa deprimida se sente e este tipo de comentário só pode piorar as coisas.
  • Encoraje a busca pela ajuda profissional: Um deprimido geralmente se sente desencorajado a procurar ajuda de um psiquiatra e/ou psicólogo por vergonha, preconceito ou pensar que estes profissionais não irão ajudar. Tente convencê-lo do contrário e, se possível, vá com ele pelo menos pela primeira vez ao consultório.

O que falar para uma pessoa deprimida

Talvez você já tenha ouvido a expressão: as palavras têm poder.

Em muitas situações elas têm mesmo, inclusive quando são direcionadas à uma pessoa com depressão.

Portanto, tome muito cuidado ao escolher as palavras ao se dirigir à um deprimido.

Veja alguns exemplos a seguir de frases que você pode dizer à alguém com depressão:

  • Se quiser conversar sobre isso ou qualquer coisa, estou aqui para te ouvir.
  • O que eu posso fazer para te ajudar hoje?
  • Não entendo exatamente como se sente, sei que deve ser bem difícil, mas estou aqui para te ajudar no que eu puder.
  • Muitas pessoas já passaram por isso e hoje estão bem. Sei que você também vai ficar.
  • Quando pensar em desistir de tudo, diga a si mesmo que vai esperar mais um dia, mais uma hora, ou minuto.
  • Você é importante para mim! Quero te ver bem!

O que NÃO falar para uma pessoa deprimida

Do mesmo jeito que as palavras certas podem ajudar alguém, as erradas também  podem atrapalhar e muito!

Veja alguns exemplos:

  • Isso é coisa da sua cabeça.
  • Todo mundo tem momentos difíceis.
  • Você não tem motivos para ficar triste.
  • Tem pessoas em situações bem piores que a sua.
  • Ficar deitado não vai resolver seu problema.
  • Não posso fazer nada para te ajudar.

A depressão não deve ser ignorada. Ela não é uma simples tristeza. É uma doença que deve ser tratada da maneira correta e o deprimido(a) deve ter o máximo de apoio da família e amigos.

O Grupo Recomeço possui os profissionais adequados para tratar pessoas com depressão.

Se você conhece alguém que precise de ajuda, ou você mesmo esteja precisando, entre em contato com o Grupo Recomeço e teremos grande prazer em te ajudar!

Estamos Online