O consumo excessivo de álcool pode causar várias doenças a longo prazo. No entanto, a ingestão da substância em momentos de euforia também pode ocasionar uma intoxicação ao organismo. Você sabia disso? Continue lendo e entenda sintomas, riscos e tratamentos para intoxicação por álcool.
Como sei que meu acompanhante está com uma intoxicação por álcool?
O problema é caracterizado pela ingestão de uma grande quantidade da bebida em um curto período de tempo. Seus efeitos variam de acordo com a concentração de álcool no sangue. Listamos alguns deles:
- Aumento do ritmo cardíaco e respiratório;
- Entorpecimento fisiológico dos sistemas;
- Diminuição da atenção e vigilância;
- Redução da força muscular;
- Diminuição da paciência;
- Dificuldade em se equilibrar e movimentar-se;
- Fala arrastada;
- Funções visuais afetadas;
- Vômitos;
- Letargia profunda;
- Perda de consciência;
- Estado de sedação;
- Parada respiratória;
- Insuficiência respiratória;
- E alguns casos, morte.
A probabilidade de intoxicação é bem maior nas mulheres, pois nelas o número de enzimas que metabolizam a substância é bem menor em relação aos homens.
Tratamento para intoxicação
A ajuda médica nesses casos deve vir imediatamente, para que se evitem transtornos maiores. O tratamento de urgência para intoxicação por álcool pode incluir:
- Lavagem estomacal;
- Oxigenoterapia;
- Hemodiálise;
- Intubação para remover qualquer obstrução e ajudar na respiração;
- Soro intravenoso;
- Inserção de cateter na bexiga.
Existe um limite sensato para beber. Se você o ultrapassa e tem dificuldade em controlar o consumo de álcool, significa que já apresenta sinais de dependência.
O tratamento para isso levará mais tempo do que cuidar de uma intoxicação momentânea. Será preciso acompanhamento por médicos e especialistas de diversas áreas, ida a reuniões em grupos e atendimento individual, entre outras etapas.
O Grupo Recomeço é uma instituição especializada em tratamentos para dependentes do álcool, desde a sua prevenção até a total recuperação do alcoolista.
Você pode achar que buscar ajuda não é necessário e que conseguirá se livrar do problema sozinho. Acredite, o consumo abusivo de álcool deve ser tratado desde o início, quando ainda existem poucos sintomas de dependência.
Você não precisa esperar a situação sair totalmente do controle para buscar ajuda médica. Entre em contato hoje mesmo com o Grupo Recomeço, converse com um profissional e esclareça todas as suas dúvidas. Nós podemos ajudar você!