A escolha de internar um parente com dependência química é um fator decisivo na sua recuperação e nos resultados do seu tratamento. Tomar essa decisão não é um passo fácil para a família, principalmente se for contra a vontade do dependente.
É comum surgirem dúvidas, receios, pensamentos de culpa e muita insegurança. Afinal, como internar um dependente químico? É possível fazer isso contra a sua vontade?
Qual é a diferença entre as internações?
Atualmente existem três tipos diferentes de internações, cada uma delas atende a uma situação diferente, mas todas com um mesmo objetivo: internar e recuperar o dependente. Conheça-os a seguir.
- Internação Involuntária: Geralmente é solicitada por um membro da família ou alguém mais próximo ao dependente, sendo feita sem o seu consentimento. O pedido da internação deve ser feito por escrito, após avaliação médica psiquiátrica.
O estabelecimento para onde o dependente for levado deve notificar o Ministério Público Estadual em até 72 horas, informando sobre a internação e os motivos que levaram a ela. O objetivo dessa notificação é evitar acusações de cárcere privado. - Internação Compulsória: Essa, por sua vez, é cumprida através de uma determinação judicial, podendo ser executada sem o consentimento do dependente e até sem a aprovação de um familiar. O pedido deve ser feito por um médico, declarando que o indivíduo em questão não tem mais controle sobre a própria condição física e psicológica. Caberá ao juiz avaliar e decidir se a internação compulsória é necessária.
- Internação Voluntária: Nesse caso, as coisas acontecem de uma forma mais simples para ambos os lados, pois essa internação é feita com o consentimento do dependente. Ele é quem decide ir em busca de ajuda e aceita os cuidados médicos e tratamento de livre e espontânea vontade. O término dessa internação pode ser pedido pelo próprio paciente ou pelo médico responsável.
Quando devo recorrer à internação?
A necessidade de internação aparece quando o indivíduo se torna um dependente, pois, ele já está tomado por um processo compulsivo de uso da substância não conseguindo, muitas vezes, pedir ajuda ou buscar tratamento.
A família deve buscar ajuda médica assim que notar os primeiros sinais da doença. Se restar alguma dúvida em relação à internação, o Grupo Recomeço está a sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e traçar o melhor plano de tratamento para o dependente químico.
Bom dia meu marido e alacootra e ultimamente está usando drogas como maconha e cocaina
Sua cadeirante e ele já ameaçou várias vezes me bater. Nunca aconteceu mas ele está cada vez mas agressivo e fica dias na rua como mendigo não sabemos mas o que fazer
Meu medo é matarem ele na rua me ajudem
Olá Rosemeri, sentimos pela situação mas infelizmente é a realidade de muitos casos que envolve o alcoolismo.
entre em contato com a nossa central de atendimento: 0800 878 3353
Meu irmão e usuário de drogas (cocaína)ele agravo de um ano pra cá o uso ser maior largo serviço já procurei ajuda no caps mais só foi em uma consulta com.o faço a internação ele sabe que e viciado só não aceita ir no médico como faco
Olá Bruna, para internações você pode entrar em contato conosco pela central de atendimento 24h
0800 878 3353 ou WhatsApp (15) 99135-9851
Meu pai e usuário de droga… ele saiu de casa pra viver em porão onde so tem tabua e colchão que tinha la ele fumou Tmbm ele pega coisa de comer e ve de compra drogas e ameaça minha mae sempre chiga ela de monte de palavrão… estamos precisado de ajuda mais nao temos condições de pagar…pfv me ajudem …o que eu devo fazer ?
Olá Janaina como vai ? Você pode entrar em contato direto em nossa central de atendimento 24h 0800 878 3353
oie, meu pai e viciado em cocaina e tem muitos transtornos psiquiátricos já avaliados por médicos, não usa a medicação prescrita. Largou o emprego e fica em casa o dia todo deitado depressivo, varias vezes fica agressivo devido ao transtorno de bipolaridade, viciado a muitos anos, já foi internado por vontade própria, mas não adiantou nada… Tem varias crises de ansiedade e depressao causadas pela droga. Agora fica em casa sem tomar banho, sem escovar os dentes, sem fazer nada, só usando droga e fica falando que vai se matar o tempo todo. Ja tentei ajudar de varias formas, sempre cv com ele todos os dias pra ver se está bem, falo pra tentar fazer algo, só que eu realmente não tenho tempo de olhar ele 24hrs pois estou grávida e tenho minha casa pra cuidar. Queria muito que ele internasse de novo, mas ele não aceita, só diz que vai morrer logo e ele tbm já tentou outras vezes fazer isso…
Olá Brenda como vai ? Você pode entrar em contato direto em nossa central de atendimento 24h 0800 878 3353
Quero ne internar, não o l consigo sozinho. Tô morrendo as poucos. Meu caso urgente
Olá Silverio como vai ? Você pode entrar em contato direto em nossa central de atendimento 24h 0800 878 3353
Boa noite, meu nome é Rogério e gostaria se tem como internar uma pessoa contra vontade? Minha tia está tendo problemas sérios com minha prima que tem 28 anos e está saindo de casa com a filha de 1 ano para rua pedir dinheiro para usar drogas, fica com a criança vários dias fora de casa vagando pela rua, nossa família quer tentar ver se consegue ajudar de alguma forma antes que as duas não voltem mais.
Olá Rogério como vai ? É possível sim, nossa clinica é especializada em internações involuntárias, faça contato com nossa central de atendimento 24h 0800 878 3353
Boa noite estou implorando por ajuda, meu filho e usuário de drogas crak maconha pó já ñ sei o que fazer, ele já ñ trabalha está roubando dentro e fora de casa se tornou agressivo, fui no escritório da Fazenda esperança mais ele cobram um salário mínimo por mês e eu ñ tenho como pagar tudo isso por favor me ajude
Olá Deuzimar como vai ? Você pode entrar em contato direto em nossa central de atendimento 24h 0800 878 3353