(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Como lidar com marido alcoólatra

Como lidar com marido alcoólatra


O alcoolismo, além de ser uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo, também é um problema social que abala muitas famílias. E uma das principais vítimas do alcoolismo são as esposas. Nesse artigo você irá descobrir como lidar com marido alcoólatra.

A dependência do álcool é uma das principais responsáveis pela desestabilização e até destruição das relações afetivas. Geralmente pais e maridos alcoólatras tendem a fazer filhos e esposas sofrerem devido ao seu problema com o álcool.

Em muitos casos, nos quais o marido é alcoólatra, este se torna agressivo com sua esposa e filhos, agredindo-os verbalmente e ou até fisicamente. Para ajudar mulheres que estejam nesta situação, falaremos mais a respeito disso no decorrer do artigo. Siga lendo!

 

Convivendo com marido alcoólatra

Inicialmente, a esposa de um alcoólatra deve compreender que seu marido está doente e que ele precisa da ajuda de profissionais da área da saúde especializados no tratamento da dependência química.

É necessário ter em mente também que o tratamento será melhor se iniciado o quanto antes e para isso buscar uma boa clínica de reabilitação é o primeiro passo. Esse é um problema de difícil solução, exigindo dedicação e paciência, pois o alcoólatra dificilmente reconhece que perdeu o controle de seus atos e que precisa de ajuda.

Justamente por esta razão, muitas mulheres abandonam o lar para se verem livres dos inúmeros transtornos e perigos trazidos pelo vício do esposo, mas aquelas que decidem ficar e manter sua família devem buscar o máximo de informação possível sobre os efeitos causados pela dependência do álcool a fim de conseguirem lidar com a situação.

Vale frisar que é importante conversar sobre isso com o seu cônjuge, mas esta ação nunca deve ser realizada enquanto ele estiver bêbado, pois, nestes momentos, sob efeito da bebida, a conversa não surtirá efeitos positivos, podendo até trazer prejuízos e perigo, principalmente se ele for um homem agressivo.

 

Como lidar com marido alcoólatra agressivo?

Em situações extremas, nas quais o dependente está alcoolizado e muito agressivo, ele pode bater, ferir ou ameaçar a esposa. Sabemos que você ama o seu marido e essa situação é muito triste, no entanto pense que sua integridade física precisa estar em primeiro lugar para que você tenha forças e a possibilidade de auxiliá-lo em uma futura recuperação.

Ao notar que seu companheiro está alcoolizado e ficando cada vez mais agressivo, procure verificar se uma possível fuga rápida é viável, caso ele venha a tentar te agredir. Se necessário, saia de casa e peça ajuda aos vizinhos. No caso de você ter filhos pequenos, obviamente leve-os com você.

Se a fuga não for possível, procure um local seguro dentro de casa e tente ligar para alguém pedindo ajuda, inclusive para a polícia, caso seja necessário. Conseguindo ou não obter ajuda ou fugir, não discuta com seu marido, independente do que ele diga ou faça. Isso poderá deixá-lo mais irritado e piorar a situação.

Lembre-se de que a sua prioridade no momento é manter você e seus filhos seguros. Não faça nada que coloque a integridade física de vocês em risco.

 

Como lidar com marido alcoólatra se ele estiver sóbrio?

Quando seu marido não estiver alcoolizado e se mostrar em um dia calmo, é o momento de conversar sobre a situação. Inicie o diálogo de forma tranquila, deixando claro que você o ama e quer o melhor para os dois e para os filhos, se for o caso.

Depois revele a sua preocupação por ele e pela família, apontando os problemas que o alcoolismo tem causado a todos. Relembre as brigas e momentos conturbados. Mostre o quanto você ficou triste, assustada e abalada, deixando bem claro que os conflitos causados pelo abuso do álcool estão colocando em risco o relacionamento.

Lembre-se de algo muito importante: nunca coloque a culpa diretamente nele. Você precisa conscientizá-lo de que o alcoolismo é uma doença séria e está sendo a causa de tudo que está acontecendo e que somente seu marido pode mudar essa situação, aceitando o tratamento adequado.

Desta forma, incentive-o a buscar ajuda profissional. Ofereça-se para que juntos possam escolher uma boa clínica de recuperação e diga a ele que vai estar sempre ao seu lado, apoiando-o para fazer o melhor por ele e por toda a família.

Seja paciente, pois a negação é muito comum entre os alcoólatras. Seu marido pode dizer que irá buscar ajuda ou que irá parar de beber e não ser mais agressivo somente naquele momento, para evitar conversas desconfortáveis.

No entanto, não desista fácil. Mas também não insista para sempre. Não prejudique sua saúde e integridade e nem a de seus filhos. Se perceber que seu esforço está sendo em vão, se tiver que escolher entre a sua sanidade e a dele, opte por você! Não se negligencie e nem se permita sofrer tanto a ponto de se tornar codependente.

 

Como lidar com marido alcoólatra em tratamento?

Quando finalmente seu marido aceitar o tratamento, é aí que você precisa apoiá-lo ainda mais, pois recaídas podem acontecer.

Esse momento é de extrema importância, então procure sempre evitar a ida a lugares onde haja bebidas alcoólicas e, se você beber, busque não fazer isso na frente dele e muito menos levar bebidas para dentro de casa. Procure sempre incentivá-lo a se manter sóbrio.

Esse é um momento em que vocês devem procurar estar ainda mais próximos um do outro, pois a família é um dos pilares e maiores incentivos para que o dependente em tratamento lide com a doença e consiga mantê-la sob controle.

Faça com que ele entenda que não está só nesse caminho de cura do vício e que pode contar com você para auxiliá-lo.

 

Tratamento para marido alcoólatra

Sabendo que o alcoolismo é uma doença séria, a esposa que passa por este tipo de situação com seu marido deve sempre incentivá-lo a buscar ajuda profissional, principalmente se ele já tentou uma ou mais vezes parar de beber sozinho e não obteve sucesso.

Procurar uma clínica de reabilitação pode parecer algo muito radical, mas na maioria das vezes é o caminho mais indicado, pois nesses locais há profissionais especializados no tratamento de pessoas com dependência de álcool, além de um ambiente propício para a reabilitação.

A família exerce uma função fundamental para a superação desse problema, no sentido de fazer com que o dependente perceba os danos que o álcool está causando para si e para os familiares, mas é muito importante que os primeiros passos para a reabilitação sejam dados preferencial e conscientemente pelo paciente, que entendeu a importância de abandonar o vício.

Nesse sentido, a função primordial da esposa é ajudar a conscientizá-lo. A partir da decisão pela mudança, entra o de profissionais especializados. Lembre-se de que o quanto antes for iniciado ao tratamento, mais rápido os problemas ocasionados pelo vício desaparecerão da sua família.

 

Se você precisa de ajuda para tratar do alcoolismo de seu marido, entre em contato com o Grupo Recomeço. Nós teremos imenso prazer em auxiliar sua família a ser mais feliz do que era antes!

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.