Como lidar com marido alcoólatra

marido alcoólatra

O alcoolismo, além de ser uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo, também é um problema social que abala muitas famílias. E uma das principais vítimas do alcoolismo são as esposas. Nesse artigo você irá descobrir como lidar com marido alcoólatra.

O alcoolismo é um dos principais responsáveis pela desestabilização e até destruição de muitas famílias. Geralmente pais e maridos alcoólatras tendem a fazer filhos e esposas sofrerem devido seu problema com o álcool.

Em muitos casos onde o marido é alcoólatra, este se torna agressivo com sua esposa e filhos agredindo-os verbalmente e, muitas vezes, fisicamente.

Você, mulher, se este for o caso do seu marido, você precisa tomar alguns cuidados para que possa se proteger e, se for o caso, proteger seus filhos também.

Como lidar com marido alcoólatra agressivo

Vamos primeiramente imaginar situações extremas, onde seu marido está totalmente alcoolizado e muito agressivo e ele venha a te bater, ferir ou ameaçar. Sabemos que você ama seu marido e toda essa situação é muito triste para você e que não quer fazer nenhum mal a ele. Mas pense que se você realmente o ama e quer ajudá-lo, sua integridade física precisa estar em primeiro lugar.

Ao notar que seu marido está alcoolizado e ficando cada vez mais agressivo e se vocês estiverem em casa, procure primeiramente verificar se uma possível fuga rápida é viável, caso ele venha tentar te agredir. Se necessário, saia de casa e peça ajuda para os vizinhos. No caso de você ter filhos, obviamente leve-os com você.

Se a fuga não for possível, procure um local seguro da casa e tente ligar para alguém pedindo ajuda.

Conseguindo ou não pedir ajuda ou fugir, não discuta com seu marido, independente do que ele diga ou faça. Isso só pode deixá-lo mais irritado e piorar ainda mais a situação. Lembre-se, a sua prioridade no momento é manter você e seus filhos seguros. Não faça nada que coloque a integridade física de vocês em risco.

Como lidar com marido alcoólatra, ele estando sóbrio

Quando seu marido não estiver alcoolizado e tanto você quanto ele estiverem calmos, é o momento de conversar sobre a situação.

Inicie a conversa de forma tranquila, deixa claro que você o ama e quer o melhor para vocês dois e para os filhos, se for o caso.

Depois de deixar claro seu amor e sua preocupação por ele e sua família, é hora de entrar no assunto e falar sobre os problemas que o alcoolismo tem causado para ele e para toda a família.

Relembre as brigas e momentos conturbados causados pelo alcoolismo. Mostre o quão você ficou triste, assustada, abalada, enfim, deixe bem claro que os conflitos causados pelo alcoolismo têm feito muito mal a todos.

 E lembre-se de algo muito importante: nunca coloque a culpa diretamente nele. Você precisa conscientizá-lo que o alcoolismo é o culpado de tudo e que somente seu marido pode mudar essa situação.

Incentive seu marido a buscar ajuda profissional. Ofereça-se para que juntos possam escolher uma boa clínica de recuperação e diga a ele que vai estar sempre ao seu lado o apoiando a fazer o melhor por ele e por toda a família.

Seja paciente, pois a negação é muito comum entre alcoólatras. Seu marido pode dizer que irá buscar ajuda ou que irá parar de beber e não ser mais agressivo somente naquele momento, para evitar conversas desconfortáveis. Não desista fácil. Mas também insista para sempre. Não prejudique sua saúde e integridade e nem a de seus filhos, se você perceber que seu esforço está sendo em vão.

Como lidar com marido alcoólatra em tratamento

Quando finalmente seu marido aceitar o tratamento, é aí que você precisa apoiá-lo ainda mais, pois recaídas podem acontecer. Por isso procure sempre evitar lugares onde haja bebidas alcoólicas e se você beber, procure não fazer na frente dele e muito menos levar bebidas para dentro de casa. Procure sempre o incentivar a manter-se sóbrio. Estejam ainda mais próximos um do outro.

Se você precisa de ajuda profissional para tratar do alcoolismo de seu marido, ou algum outro ente querido, entre em contato com o Grupo Recomeço. Nós teremos imenso prazer em ajudar sua família a ser mais feliz!