(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Como lidar com um dependente químico?

Como lidar com um dependente químico?


Muitas pessoas ainda pensam que a dependência química está ligada à fraqueza ou à falta de caráter. Lidar com pessoas que pensam dessa forma torna o processo de recuperação de um dependente ainda mais difícil. Veja algumas dicas de como lidar com um dependente, sendo ele da sua família ou não.
  • Conheça a doença: Um dos passos principais para lidar com o dependente químico é conhecer a doença, seus mitos e suas verdades. Entender como a droga age, quais alterações ela ocasiona no comportamento do usuário e seus riscos é fundamental.
  • Descubra o que fazer: Tentar mudar e controlar a vida e o vício do outro só piorará as coisas. O ideal é que você mude seu próprio comportamento. Por exemplo, evite beber ou fumar perto ou levar o dependente a lugares onde ele terá fácil acesso a essas substâncias. Ofereça outras formas de socializar.
  • Não o ajude com o vício: Nunca, sob nenhuma circunstância, dê dinheiro para ele comprar drogas nem facilite isso. Não encubra o vício do seu ente querido nem invente desculpas ou justificativas.
  • Defina Limites: Não ceda às manipulações e evite abusos e qualquer tipo de ameaça. Avalie que comportamentos são aceitáveis e quais estão passando dos limites. Abusos físicos e psicológicos, principalmente se envolverem crianças e idosos, são inaceitáveis.
  • Procure ajuda para você: Lidar ou conviver com um dependente químico não é uma tarefa fácil. Isso pode te afetar de forma emocional, física e mental, portanto, é importante que você procure ajuda para si próprio. Existem grupos de apoio para auxiliar familiares e amigos de dependentes químicos. Terapia também é uma opção.
  • Foque nos resultados positivos: Elogie os esforços e cada conquista, mesmo que sejam pequenos. Comemore e incentive-o a sempre fazer progressos.
  • Evite julgamentos: Julgamentos e condenações não ajudarão o dependente químico em nada, muito pelo contrário, só o afastarão, o que acabará alterando seu comportamento e o induzindo ainda mais a usar a droga.
Ao se lidar com um dependente químico, deve-se levar em consideração que ele é uma pessoa e não somente um viciado. O dependente químico porta uma doença e precisa de ajuda e tratamento. Se você conhece alguém que esteja sofrendo com a dependência química e quer ajudá-lo, procure o Grupo Recomeço. Temos unidades em São Paulo, onde você poderá conversar com um profissional especializado e saber como proceder e qual próximo passo a ser dado para recuperar o dependente. No Grupo Recomeço, o paciente tem acesso a ótimos planos de tratamentos e conta com acompanhamento de especialistas. Sua família também recebe o apoio necessário. Visite-nos!
(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.