Doenças causadas pelo consumo de álcool

Doencas causadas pelo consumo de alcool

É comum que a maioria das pessoas ainda desconfie quando um profissional ou especialista diz que o consumo exagerado de álcool pode acarretar doenças graves.

Isso acontece porque elas alegam conhecer muitos indivíduos que consumiram álcool durante anos e estão “muito bem de saúde”.

As doenças causadas pelo consumo exagerado de álcool são muitas, especialmente no aparelho digestivo, embora possam atingir outros órgãos também. Por isso hoje falaremos sobre algumas delas.

Gastrite

A Gastrite é uma inflamação da parede do estômago que pode causar sintomas variados, como a perda do apetite, azia, náuseas e também vômitos. Ela é muito comum e pode ter cura, basta regular a alimentação e evitar o consumo de álcool.

Hepatite ou Cirrose Hepática

A Hepatite é basicamente a inflamação do fígado e pode ser causada pelo consumo exagerado de álcool. Quando ocorrem episódios constantes de Hepatite, o paciente desenvolve a Cirrose Hepática, o que pode levar a morte.

Impotência ou Infertilidade

Com o consumo em excesso, é possível também que o aparelho reprodutivo seja afetado, o que pode provocar a Impotência no homem e período menstrual irregular na mulher, causando a Infertilidade que pode ser temporária, se o dependente procurar tratamento.

Câncer

Estudos comprovam que o excesso de bebida pode estar ligado ao aparecimento de canceres na faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama. Dependendo do avanço da doença, é possível tratar com quimioterapia, radioterapia e também a cirurgia.

Pelagra

A Pelagra basicamente é a falta de vitamina B3 (niacina), o que pode oferecer grandes riscos à saúde e também coceira na pele e diarreia frequente. O tratamento é feito com uma suplementação vitamínica adequada e indicada por especialistas.

Demência

O consumo em excesso do álcool também poderá acarretar problemas relacionados à demência, como a perda da memória, a dificuldade em falar, movimentar-se e realizar tarefas simples como comer, tomar banho e vestir-se.

Estes foram apenas alguns dos problemas que podem ser causados pelo consumo exagerado de álcool. Caso algum indivíduo apresente sintomas dessas doenças, a procura por ajuda é essencial.

É importante destacar que, apesar de o tratamento da doença ser importante, mais relevante ainda é tratar suas causas. Pessoas que são dependentes de bebida, se não tratarem o vício, continuarão a beber e a apresentar essas e outras doenças.

Por isso não deixe de conferir os serviços que o Grupo Recomeço lhe oferece. Lá será possível obter ajuda para tratar a raiz do problema e curar definitivamente a dependência do álcool.