O alcoolismo é reconhecido como uma doença crônica e ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há décadas. Apesar disso, o consumo de álcool dentro dos lares é comum e a sociedade é permissiva em relação a isso. Continue lendo e entenda melhor como funciona essa doença.
Por que o alcoolismo é considerado uma doença?
Quando um jovem com predisposição genética para beber começa a fazer uso do álcool muito cedo, ele acaba sensibilizando algumas áreas do seu cérebro que irão fazer com que ele beba cada vez mais
A área da mente relativa ao prazer vai desenvolvendo cada dia mais o desejo de uso do álcool. O indivíduo passa a beber mesmo sem querer, pois ele recebe um comando do cérebro para que mantenha a compulsão pela substância.
Por que doença crônica?
O cérebro de um alcoólatra nunca mais voltará a sua formação normal. Sempre que o indivíduo se expuser ao álcool, a área do cérebro que já foi alterada volta a querer tomar o comando da vontade dele.
É importante que se mantenha o princípio de não dar o primeiro gole, pois, ao romper essa barreira, esta área é rapidamente ativada e volta a dominar o comportamento da pessoa em relação à bebida.
Porque doença ocupacional?
O uso de álcool afeta milhões de trabalhadores no Brasil, causando diversos acidentes e muitas mortes. O funcionário de uma empresa que seja dependente da substância pode ficar mais agressivo, ter seu rendimento prejudicado e faltar por conta do problema.
Isso sem contar as situações em que ele se coloca em risco dentro do ambiente de trabalho como, por exemplo, quando não usa os equipamentos de segurança adequados.
Quando saber que o meu consumo de álcool se tornou uma doença?
A dependência de álcool pode ser caracterizada por alguns sintomas predominantes. Veja abaixo quais são eles:
- Fissura (desejo intenso ou urgência em consumir álcool);
- Tolerância (necessitar de doses cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos de antes);
- Gastar mais tempo do que gostaria bebendo ou se recuperando dos efeitos do álcool;
- Síndrome de abstinência (uma série de sintomas que surgem quando a pessoa para de usar o álcool ou tenta reduzir a quantidade de consumo);
- Tentar parar várias vezes e, mesmo assim, não conseguir;
- Trabalho, escola e relações afetados pelo uso da substância
Além de ser uma doença, a dependência pode causar outros inúmeros problemas de saúde, como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Câncer;
- Cirrose;
- Demência;
- Impotência;
- Infertilidade;
- Gastrite;
- Hepatite;
O alcoolismo é uma doença e deve ser tratado como tal. Para isso, você pode contar com o apoio do Grupo Recomeço, uma clínica com tratamentos especializados para dependência em álcool e muitos outros males. Contate-nos!