(15) 3100-0265 (11)93308-6265
O que é o alcoolismo agudo e quais são seus sintomas?

O que é o alcoolismo agudo e quais são seus sintomas?


O alcoolismo é a doença caracterizada pela ingestão excessiva do álcool e traz efeitos danosos ao indivíduo e à sua família. Ele ocorre quando a pessoa depende da bebida e para ela é impossível controlar essa compulsão.

O vício pode se desenvolver não só por fatores internos, como a depressão, a ansiedade e o comportamento antissocial, mas também começar pelo hábito de beber recreativa e sucessivamente, resultando na perda do domínio sobre esse consumo. Quer saber o que é alcoolismo agudo? Continue lendo este post!

 

O que é alcoolismo agudo?

Descreve-se como alcoolismo agudo a ingestão da bebida alcoólica em grande quantidade e em um curto período, levando à intoxicação do organismo. Isso costuma acontecer com pessoas que não estão habituadas a beber álcool ou que o consomem exageradamente em certas ocasiões.

Com a substância em quantidades superiores ao tolerável para o organismo, o intoxicado pode ter complicações imediatas, como a alteração de comportamento e o desconforto físico (desidratação, sudorese, vertigem e vômito) e, se o uso não for descontinuado, o quadro pode evoluir para overdose.

Caso o ato de beber seja recorrente, são grandes as chances de pessoa desenvolver a dependência crônica, tendo danos irreversíveis ao organismo.

 

Como identificar os sintomas?

Confira agora como identificar casos de alcoolismo agudo:

 

  • Euforia: inicialmente a bebida traz uma sensação de satisfação e bem-estar. Algumas vezes, ela pode levar à sonolência. Outras, essa felicidade característica do seu uso pode se acentuar e levar ao consumo sem moderação.

 

  • Perda das inibições sociais: sob o efeito do álcool, o embriagado passa a apresentar um comportamento expansivo e muitas vezes inadequado ao ambiente. Também pode demonstrar agressividade e relutância.

 

  • Falta de coordenação motora: o equilibrio e a noção espacial são afetados pela alta concentração da substância no organismo. A resposta motora torna-se mais lenta e a fala arrastada. O corpo pode sofrer tremores nos músculos e olhos.

 

  • Taquicardia: a frequência do batimento cardíaco acelera e o embriagado sente palpitações.

 

  • Náusea: o fígado fica sobrecarregado com a metabolização da substância, provocando tonturas e enjoos.

 

  • Lapsos de memória: com a lucidez comprometida e desorientada mentalmente, a pessoa intoxicada pode apresentar amnésia alcoólica, ou seja, ser incapaz de registrar os acontecimentos enquanto está alcoolizada.

 

Como se pode ver, um episódio de superdosagem pode colocar a vida do indivíduo em risco, além de o predispor a problemas de saúde sérios, como infarto, AVC, overdose, coma alcoólico e morte.

Vale lembrar que tanto jovens quanto adultos podem ser alvo da dependência que se acentua progressivamente com o consumo desmedido da bebida.

Quem é atormentado pelo alcoolismo deve passar por um processo de desintoxicação e reabilitação, sendo assistido por uma equipe especializada como a que se encontra nas unidades do Grupo Recomeço. Venha conversar com nosso time de profissionais e conhecer nosso espaço!

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.