Riscos do alcoolismo para a saúde física
Saiba identificar o comportamento de risco. O que é beber socialmente e qual é o hábito de consumo excessivo do álcool.
O consumo de bebidas alcoólicas afeta todos os órgãos do organismo e a dependência alcoólica está relacionada a mais 60 doenças que afetam o corpo humano.
O alcoolismo possui etapas de evolução, partindo do hábito de beber socialmente até o consumo pesado e descontrolado.
Assim, quanto maior o nível de dependência, ou hábito de consumo, maiores são os riscos à saúde física do alcoólatra, com o desenvolvimento de doenças como a cirrose e a pancreatite crônica.
O álcool está ligado a diversos casos de acidentes de transito, violência doméstica, brigas, queimaduras, acidentes de trabalho e comportamento sexual de risco. Situações que podem, até mesmo, levar o dependente a óbito.
Confira alguns dos principais riscos do alcoolismo à saúde física:
Câncer: A dependência alcoólica aumenta o desenvolvimento do câncer de boca, esôfago, faringe, fígado e vesícula.
Cirrose: O fígado é um dos principais órgãos mais afetados pelo álcool. A Cirrose impede o desempenho de suas funções, como controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e produção de proteínas, entre outras.
Riscos do alcoolismo para a saúde mental
Os transtornos mentais e psicológicos causados pelo alcoolismo são percebidos pela mudança de comportamento dos dependentes. A falta de coordenação motora, agitação, falar exageradamente e euforia, são características comuns do efeito de embriaguez.
No entanto, esses comportamentos produzem danos ao cérebro que podem se tornar irreversíveis.
A perda de memória, por exemplo, conhecida como blackout, é um fenômeno que ocorre quando a pessoa está sob os efeitos do álcool em quantidade excessiva, e que causa o esquecimento, tanto dos seus atos, quanto dos acontecimentos a sua volta.
Porém, os riscos do alcoolismo à saúde mental, vão além de breves esquecimentos e são mais comuns do que os danos provocados ao fígado.
O álcool afeta o cérebro drasticamente, podendo provocar demência, comportamento agressivo, abstinência alcoólica, baixo rendimento acadêmico e profissional, e tantos outros, consequentes do mal comportamento.
Blackout: O blackout ou apagamento, é um fenômeno que ocorre pelo excesso de álcool no metabolismo. Sendo responsável por inúmeros acidentes e confusões, causadas pelo comportamento de risco.
Demência: A demência alcoólica é um dano causado pelo consumo do álcool ao longo da vida e que contribui também para o desenvolvimento do Alzheimer. Afeta o raciocínio lógico, a percepção e a capacidade de julgamento.