(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Riscos do Alcoolismo

Riscos do Alcoolismo


Riscos do alcoolismo para a saúde física

 

Saiba identificar o comportamento de risco. O que é beber socialmente e qual é o hábito de consumo excessivo do álcool.

 

O consumo de bebidas alcoólicas afeta todos os órgãos do organismo e a dependência alcoólica está relacionada a mais 60 doenças que afetam o corpo humano.

O alcoolismo possui etapas de evolução, partindo do hábito de beber socialmente até o consumo pesado e descontrolado.

Assim, quanto maior o nível de dependência, ou hábito de consumo, maiores são os riscos à saúde física do alcoólatra, com o desenvolvimento de doenças como a cirrose e a pancreatite crônica.

O álcool está ligado a diversos casos de acidentes de transito, violência doméstica, brigas, queimaduras, acidentes de trabalho e comportamento sexual de risco. Situações que podem, até mesmo, levar o dependente a óbito.

Confira alguns dos principais riscos do alcoolismo à saúde física:

Câncer: A dependência alcoólica aumenta o desenvolvimento do câncer de boca, esôfago, faringe, fígado e vesícula.

Cirrose: O fígado é um dos principais órgãos mais afetados pelo álcool. A Cirrose impede o desempenho de suas funções, como controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e produção de proteínas, entre outras.

 

Riscos do alcoolismo para a saúde mental

 

Os transtornos mentais e psicológicos causados pelo alcoolismo são percebidos pela mudança de comportamento dos dependentes. A falta de coordenação motora, agitação, falar exageradamente e euforia, são características comuns do efeito de embriaguez.

No entanto, esses comportamentos produzem danos ao cérebro que podem se tornar irreversíveis.

A perda de memória, por exemplo, conhecida como blackout, é um fenômeno que ocorre quando a pessoa está sob os efeitos do álcool em quantidade excessiva, e que causa o esquecimento, tanto dos seus atos, quanto dos acontecimentos a sua volta.

Porém, os riscos do alcoolismo à saúde mental, vão além de breves esquecimentos e são mais comuns do que os danos provocados ao fígado.

O álcool afeta o cérebro drasticamente, podendo provocar demência, comportamento agressivo, abstinência alcoólica, baixo rendimento acadêmico e profissional, e tantos outros, consequentes do mal comportamento.

Blackout: O blackout ou apagamento, é um fenômeno que ocorre pelo excesso de álcool no metabolismo. Sendo responsável por inúmeros acidentes e confusões, causadas pelo comportamento de risco.

Demência: A demência alcoólica é um dano causado pelo consumo do álcool ao longo da vida e que contribui também para o desenvolvimento do Alzheimer. Afeta o raciocínio lógico, a percepção e a capacidade de julgamento.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.