O alcoolismo ainda é visto por muitos como apenas um vício, mas não é bem assim. Trata-se de uma doença como outra qualquer e deve ser vista e tratada como tal.
A dependência de álcool é considerada, desde 1967, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma patologia que tira do dependente a liberdade de escolher ou não consumir o álcool.
Para que o alcoólatra consiga parar de beber de uma forma segura é necessário passar pelo tratamento, principalmente para a desintoxicação do organismo e tratar os sintomas de abstinência.
Uma das etapas desse tratamento é a terapia cognitiva comportamental, que você vai conhecer neste post criado pelo Grupo Recomeço especialmente para esclarecer suas dúvidas.
O que é terapia cognitiva comportamental?
A terapia cognitiva comportamental (TCC) é responsável por ajudar uma pessoa a questionar os seus pensamentos e avaliar se eles são falsos ou verdadeiros, e se causam algum prejuízo em sua vida.
A TCC é composta por várias técnicas que ajudam o dependente a modificar os seus pensamentos disfuncionais e a melhorar o seu transtorno.
O que são pensamentos disfuncionais?
Todos nós temos perspectivas e crenças específicas sobre nós mesmos, os outros e o futuro. Essas crenças podem ser funcionais ou disfuncionais.
As disfuncionais podem ser ativadas por alguma situação e assim também ativam os pensamentos disfuncionais, que são aqueles pensamentos negativos, como, por exemplo:
- Ninguém gosta de mim.
- Eu sou um inútil.
- É tudo culpa minha.
- Nada dá certo para mim.
- Eu não faço falta para ninguém.
- Eu não consigo.
- É sempre assim…
Esse tipo de pensamento faz com que tenhamos emoções negativas e comportamentos mais disfuncionais.
Como a terapia cognitiva comportamental auxilia no tratamento do alcoolismo?
O objetivo da TCC no tratamento do alcoolismo é resolver os problemas atuais e mudar os pensamentos e comportamentos disfuncionais que são comuns em pessoas que sofrem com distúrbios psicológicos.
Na terapia cognitiva comportamental realizada nas clínicas do Grupo Recomeço, o alcoolista recebe auxílio para encontrar novos meios de enfrentar os seus problemas.
Ele entende que os sentimentos devem estar em equilíbrio com os pensamentos, e aprende a interpretá-los de uma forma mais construtiva.
O paciente é estimulado a realizar mudanças comportamentais para que, assim, se sinta mais capaz de substituir o álcool por outras fontes de prazer saudáveis e proveitosas e também mudar todos os hábitos e comportamentos que o levavam a consumir mais bebidas alcoólicas.
A terapia cognitiva comportamental é realizada através da psicoterapia personalizada para cada paciente. Ele é ouvido, recebe aconselhamento psicológico de um profissional que o entende e conhece o seu problema para que em seguida ele seja conscientizado da necessidade de eliminar pensamentos que atrapalhem a sua recuperação.