(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Tipos de tratamentos para dependentes químicos

Tipos de tratamentos para dependentes químicos


O tratamento contra a dependência química deve ser personalizado, levando em conta a individualidade de cada paciente, o que funciona melhor para um, pode não funcionar tão bem para o outro.

Tudo deve ser planejado a curto e longo prazo, em diferentes estágios. Cada etapa pode precisar de diferentes cuidados. Com o tempo, as necessidades do paciente vão mudando. É importante que a permanência no tratamento seja pelo tempo adequado.

Existem tipos diferentes de tratamentos para dependentes químicos e listaremos abaixo os mais comuns e conhecidos.

  • Grupo de ajuda ou apoio: Esses grupos são bastante conhecidos. O tratamento é baseado em reuniões. Nelas, os dependentes químicos escutam histórias de pessoas que passaram ou ainda passam pelas mesmas situações que eles, recebem conselhos de especialistas, apoio e podem se sentir à vontade para se abrir também.
  • Tratamento Ambulatorial: Nesse tratamento, o paciente pode manter suas atividades normais, porém faz visitas regulares à clínica para um acompanhamento com o terapeuta e, se preciso, com o psiquiatra. Em decorrência do convívio social, as chances de recaídas são maiores, o que requer vigilância redobrada.
  • Internação em Comunidades terapêuticas ou Clinicas de Reabilitação: Nesse tratamento, o dependente passa um tempo determinado nessas unidades. Fica longe de seu convívio social, de suas atividades rotineiras e passa por etapas diferentes de tratamento. O tempo de internação varia de acordo com a avaliação médica.
 

Qual função da desintoxicação durante o tratamento?

O processo de desintoxicação é muito importante para recuperação das drogas e deve ser acompanhado por um médico especializado na área para assim garantir o sucesso nos resultados.

Nessa etapa, o paciente deve parar o uso da substância aos poucos, pois os riscos de uma parada repentina podem ser muito grandes e devastadores ao paciente, principalmente se a dependência ocorre há um longo tempo.

Muitas vezes é necessário o uso de medicação para auxiliar o paciente a lidar com as crises de abstinência. Esse processo deve ser feito com o acompanhamento de um especialista. Ele é quem vai decidir qual medicamento e dosagem são adequados.

Agora que você já conhece um pouco sobre alguns dos tratamentos para dependência química, se tiver interesse em buscar ajuda e Clínicas que ofereçam esses tratamentos, entre em contato com uma das unidades do Grupo Recomeço.

Venha nos fazer uma visita e conversar com um profissional para esclarecer todas as sua dúvidas, conhecer o local e fazer sua escolha de forma mais segura e confiante.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.