(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Como a família pode ajudar um dependente químico?

Como a família pode ajudar um dependente químico?


Descobrir que tem um familiar dependente químico não é fácil. Dia após dia a convivência vai ficando cada vez mais difícil  e aos poucos a família vai sendo destruída pelo vício.

Os estragos que as drogas fazem na vida de um dependente químico não atingem só a ele, mas a toda a sua família e tudo a sua volta. Diante de uma situação como essa, o que a família deve fazer para ajudar essa pessoa?

Esse post tem o intuito auxiliar você que se encontra em uma situação parecida. Queremos te ajudar para que saiba como amparar um dependente químico em sua família.

Medidas que a família de um dependente químico deve tomar

A dependência química é uma doença e  quem usa a substância dificilmente reconhece isso, o que acaba impedindo que se busque ajuda ou se queira tratar.

O papel da família é importante nesse aspecto, pois é ela que deve tomar a  decisão de internar o ente querido o mais rápido possível. Quanto mais rápido a doença for tratada, melhores serão os resultados do tratamento.

Antes de buscar ajuda, existem algumas medidas que a família pode tomar para tentar melhorar esse quadro.

 
  • Evitar julgamentos: A pior forma de agir com um dependente químico, é com julgamentos e condenações. A pessoa está doente e não se julga ou condena indivíduos em tais condições.
  • Amor e pulso firme: Toda abordagem deve ser feita com amor e paciência, mas a família jamais deve ceder aos desejos do dependente, devendo ter pulso firme e controle da situação.
  • Isolar o dependente não resolve: É comum os familiares tomarem esse tipo de atitude acreditando que isso fará o dependente parar de usar drogas, o que é um erro e pode levar o usuário a se sentir sozinho e rejeitado, agravando o quadro.
  • Não se sentir culpado: É importante que o familiar de um dependente não se sinta culpado pela doença e perceba que não pode controlar esse mal ou até mesmo curar seu ente querido. Só assim se pode evitar a co-dependência.
  • Dificultar o acesso do dependente químico às drogas: Uma mudança comportamental da família em relação a substâncias é de suma importância. Evite bebidas e cigarros dentro de casa e não leve o dependente a festas que tenham acesso livre a esses itens também.

Intervenção

Intervir é a melhor forma de ajudar.  É uma decisão muito difícil de ser tomada, especialmente quando o dependente não está de acordo, mas é extremamente necessária.

Se você se encontra em uma  situação como essa e não sabe o que fazer, procure o Grupo Recomeço. Lá você poderá entender melhor a doença, conhecer os tratamentos e receber todo auxílio essencial.

Grupo Recomeço conta com um quadro de profissionais totalmente capacitado e especializado na área de dependência e apresentará a você as melhores opções de tratamentos e planos que atenderão ao seu perfil financeiro.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.