A palavra “alcoólatra” é muito usada por grande parte das pessoas em nosso país. Até mesmo em tons de brincadeira para se referir a algum amigo ou conhecido que aprecia beber cerveja, por exemplo. Mas será que quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra? É o que você irá descobrir lendo este artigo. Nos acompanhe!
Essa pergunta pode parecer óbvia para muitas pessoas. Mas para outras, nem tanto.
Vamos analisar aqui uma situação hipotética:
Suponhamos que você goste muito de cerveja e, por essa razão, alguns amigos te chamam de alcoólatra. Será que você é mesmo um alcoólatra? A resposta é: depende!
Depende, pois o simples fato de uma pessoa beber cerveja, mesmo que em grandes quantidades, não a faz necessariamente um alcoólatra.
Mas para entendermos melhor essa questão, precisamos saber o que de fato significa ser alcoólatra.
Como dissemos no início, o termo “alcoólatra” é muito comum e até banalizado pela população como um todo.
Geralmente, quando alguém diz que uma terceira pessoa é alcoólatra, significa que essa terceira pessoa é alguém dependente do álcool. Ou pelo menos deveria ser esse o sentido do adjetivo “alcoólatra”.
No entanto, a palavra “alcoólatra” possui pelo menos dois sentidos, digamos, distintos.
O primeiro, mais comum, é aquele que já citamos. Alcoólatra, no sentido de ser um dependente alcoólico.
Mas também a palavra alcoólatra pode significar “aquele que adora o álcool” ou “que idolatra o álcool”. Sim, isso mesmo, idolatria, idólatra, que adora um ídolo. Tem também o termo popular “chocólatra”, ou seja, que adora chocolate.
Sendo assim, muitos preferem trocar a palavra “alcoólatra” por alcoolista, dependente alcoólico, ou apenas alcoólico, que é usada para dar nome aos Alcoólicos Anônimos, por exemplo.
Mas afinal, quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra ou não?
Agora que você entendeu o que é realmente um “alcoólatra”, no sentido de ser um dependente do álcool, talvez você mesmo já consiga responder à pergunta que é título deste nosso artigo: quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra?
Meio que já respondemos com um “depende”, mas não explicamos o porquê deste “depende”. Pois bem, vamos fazer isso agora!
Uma coisa que você deve analisar para responder realmente se alguém é ou não alcoólatra, é os efeitos que a bebida causa em quem a está consumindo.
Não estamos falando dos efeitos óbvios que o álcool causa no organismo de quem o consome, como certa euforia ou desinibição, por exemplo.
Para saber se alguém é alcoólatra, não basta essa pessoa consumir bebida alcoólica todos os dias. Portanto, quem bebe cerveja todos os dias, ou até mesmo outro tipo de bebida alcoólica, não é necessariamente um alcoólatra.
Poderíamos entrar em diversos detalhes técnicos para dizer como identificar um alcoólatra. Mas algo que podemos dizer de forma mais simples e resumida é analisar o que o consumo da bebida, da cerveja, que estamos usando como exemplo tem causado na vida de quem a consome.
Isso tem atrapalhado o cotidiano de quem a consome? Tem abalado relacionamentos familiares? Tem atrapalhado o rendimento no trabalho, ou nos estudos? Doses cada vez maiores são necessárias para satisfazer quem está consumindo a cerveja? E por último, mas não menos importante, quem bebe não consegue ficar sequer um dia sem beber?
Se a resposta for sim para todas as perguntas, então, neste caso, é quase certo que essa pessoa é um dependente alcoólico, ou um alcoólatra, usando o termo mais popular.
Se você conhece alguém nessa situação, entre em contato com o Grupo Recomeço. Com certeza nós poderemos ajudar!