O que o álcool pode causar na vida das pessoas?

O que o álcool pode causar na vida das pessoas

Além de oferecer grandes riscos para a saúde mental, física e emocional do indivíduo que o consome com frequência e dele se torna dependente, o álcool também pode afetar sua vida familiar e profissional. Conheça agora alguns dos efeitos negativos desta substância.

Problemas que atingem o indivíduo

  • Ressaca – tonturas, vômitos, euforia, depressão, ansiedade, dor de cabeça, sensação de boca seca e desânimo são famosos sintomas que os alcóolatras têm que enfrentar depois de uma bebedeira.
  • Doenças – nem todos sabem, porém o álcool, quando consumido de uma forma exagerada, poderá ocasionar problemas como Gastrite, Hepatite ou Cirrose Hepática, Impotência ou Infertilidade, Infarto, Trombose, Câncer, Pelagra, Demência e Anorexia Alcoólica.
  • Coma alcóolico – geralmente alguns alcóolatras que chegam a exagerar muito no consumo de álcool entram em coma alcóolico. Dependendo do caso, a pessoa é submetida a aplicações de glicose, lavagens estomacais e diversos tratamentos para limpar o organismo.

Problemas que podem atingir outras pessoas

  • Acidentes – dificilmente alcóolatras conseguem se controlar quando estão sob o efeito de álcool. Alguns ficam irritados e descontrolados, outros desaparecem por dias e muitos decidem dirigir sem medir todas as consequências. Quando alguém sob efeito dessa substância dirige um veículo, muitos acidentes podem acontecer e pessoas inocentes podem sair feridas.
  • Sofrimento para os familiares – pessoas com este tipo de dependência não apenas sofrem, mas fazem sofrer seus familiares. Os entes queridos desejam ajudar seu parente a abandonar o vício, mas nem sempre conseguem, o que causa frustração e infelicidade a todos os que convivem com o alcoólatra.

Para quem ainda possui algumas dúvidas sobre os efeitos do álcool no organismo, indicamos a procura de profissionais responsáveis que possam lhe ajudar com suas inquietações. O Grupo Recomeço é uma clínica que auxilia diversos alcóolatras em tratamento e também dá suporte às suas famílias.

O álcool faz muito mal a saúde. Por isso, caso você conheça algum indivíduo que seja dependente dele, não hesite em procurar o Grupo Recomeço para receber o auxilio indicado.