Quanto tempo álcool fica no organismo

Quanto tempo álcool fica no organismo

Quando se fala que o álcool não é nada bom para o corpo, as pessoas não acreditam na quantidade de dano que uma simples bebida pode fazer.  Na maioria das vezes, elas só se preocupam com a possibilidade de serem paradas em uma blitz, mas será que somente isso importa?

Podemos lhe dizer que não, pois o grande estrago que o álcool faz no organismo nem se compara a uma blitz que pode lhe parar lá na frente, gerando prejuízos, geralmente financeiros, que podem ser remediados.

O percurso do álcool no corpo

O álcool, quando ingerido, percorre todo o aparelho digestivo, chegando por fim ao intestino delgado, onde uma parte é absolvida pela membrana mucosa e o restante é absolvido pelas paredes do intestino.

Quando estas paredes terminam de absorvê-lo, ele é transferido para a corrente sanguínea e assim começa a percorrer todo o corpo. Trata-se de uma substância com grande solubilidade na água, o que faz com que siga pela  corrente sanguínea com uma maior facilidade.

Características como o peso, idade, gênero, taxa metabólica, níveis de tensão, tipo de álcool ingerido, quantidade de alimento ingerida antes do consumo do álcool e estado de saúde dos órgãos acabam influenciando no tempo que a substância fica no organismo.

Quanto tempo o álcool fica no organismo?

A maioria dos especialistas considera que o corpo leva em torno de uma hora para se livrar de uma dose de álcool ingerida. Por uma dose, pode-se compreender uma taça de vinho ou um copo de chopp. Para bebidas destiladas, o tempo é maior.

É importante considerar que diversos fatores podem apressar ou retardar este processo. Por isso não se pode entender uma hora como um tempo exato e sim como uma estimativa apenas.

Não há nenhuma receita caseira que possa acelerar este processo no organismo, ao contrário do que muitos dizem. Tomar café ou aspirinas não fará com que a substância seja eliminada mais rapidamente.

Locais como o Grupo Recomeço contam com profissionais especializados que poderão não apenas esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, mas também lhe ajudar a tratar a dependência do álcool.