(15) 99135-9851
(15) 99644-2943
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h

Terapia Cognitiva Comportamental no tratamento do alcoolismo

O alcoolismo ainda é visto por muitos como apenas um vício, mas não é bem assim. Trata-se de uma doença como outra qualquer e deve ser vista e tratada como tal.

A dependência de álcool é considerada, desde 1967, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma patologia que tira do dependente a liberdade de escolher ou não consumir o álcool.

Para que o alcoólatra consiga parar de beber de uma forma segura é necessário passar pelo tratamento, principalmente para a desintoxicação do organismo e tratar os sintomas de abstinência.

Uma das etapas desse tratamento é a terapia cognitiva comportamental, que você vai conhecer neste post criado pelo Grupo Recomeço especialmente para esclarecer suas dúvidas.

O que é terapia cognitiva comportamental?

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é responsável por ajudar uma pessoa a questionar os seus pensamentos e avaliar se eles são falsos ou verdadeiros, e se causam algum prejuízo em sua vida.

A TCC é composta por várias técnicas que ajudam o dependente a modificar os seus pensamentos disfuncionais e a melhorar o seu transtorno.

O que são pensamentos disfuncionais?

Todos nós temos perspectivas e crenças específicas sobre nós mesmos, os outros e o futuro. Essas crenças podem ser funcionais ou disfuncionais.

As disfuncionais podem ser ativadas por alguma situação e assim também ativam os pensamentos disfuncionais, que são aqueles pensamentos negativos, como, por exemplo:

  • Ninguém gosta de mim.
  • Eu sou um inútil.
  • É tudo culpa minha.
  • Nada dá certo para mim.
  • Eu não faço falta para ninguém.
  • Eu não consigo.
  • É sempre assim…

Esse tipo de pensamento faz com que tenhamos emoções negativas e comportamentos mais disfuncionais.

Como a terapia cognitiva comportamental auxilia no tratamento do alcoolismo?

O objetivo da TCC no tratamento do alcoolismo é resolver os problemas atuais e mudar os pensamentos e comportamentos disfuncionais que são comuns em pessoas que sofrem com distúrbios psicológicos.

Na terapia cognitiva comportamental realizada nas clínicas do Grupo Recomeço, o alcoolista recebe auxílio para encontrar novos meios de enfrentar os seus problemas.

Ele entende que os sentimentos devem estar em equilíbrio com os pensamentos, e aprende a interpretá-los de uma forma mais construtiva.

O paciente é estimulado a realizar mudanças comportamentais para que, assim, se sinta mais capaz de substituir o álcool por outras fontes de prazer saudáveis e proveitosas e também mudar todos os hábitos e comportamentos que o levavam a consumir mais bebidas alcoólicas.

A terapia cognitiva comportamental é realizada através da psicoterapia personalizada para cada paciente. Ele é ouvido, recebe aconselhamento psicológico de um profissional que o entende e conhece o seu problema para que em seguida ele seja conscientizado da necessidade de eliminar pensamentos que atrapalhem a sua recuperação.

Avalie nosso site

Estamos Online