(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Terapia Cognitiva Comportamental

Terapia Cognitiva Comportamental


O alcoolismo ainda é visto por muitos como apenas um vício, mas não é bem assim. Trata-se de uma doença como outra qualquer e deve ser vista e tratada como tal.

A dependência de álcool é considerada, desde 1967, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma patologia que tira do dependente a liberdade de escolher ou não consumir o álcool.

Para que o alcoólatra consiga parar de beber de uma forma segura é necessário passar pelo tratamento, principalmente para a desintoxicação do organismo e tratar os sintomas de abstinência.

Uma das etapas desse tratamento é a terapia cognitiva comportamental, que você vai conhecer neste post criado pelo Grupo Recomeço especialmente para esclarecer suas dúvidas.

 

O que é terapia cognitiva comportamental?

 

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é responsável por ajudar uma pessoa a questionar os seus pensamentos e avaliar se eles são falsos ou verdadeiros, e se causam algum prejuízo em sua vida.

A TCC é composta por várias técnicas que ajudam o dependente a modificar os seus pensamentos disfuncionais e a melhorar o seu transtorno.

 

O que são pensamentos disfuncionais?

 

Todos nós temos perspectivas e crenças específicas sobre nós mesmos, os outros e o futuro. Essas crenças podem ser funcionais ou disfuncionais.

As disfuncionais podem ser ativadas por alguma situação e assim também ativam os pensamentos disfuncionais, que são aqueles pensamentos negativos, como, por exemplo:

  • Ninguém gosta de mim.
  • Eu sou um inútil.
  • É tudo culpa minha.
  • Nada dá certo para mim.
  • Eu não faço falta para ninguém.
  • Eu não consigo.
  • É sempre assim…

Esse tipo de pensamento faz com que tenhamos emoções negativas e comportamentos mais disfuncionais.

Como a terapia cognitiva comportamental auxilia no tratamento do alcoolismo?

 

O objetivo da TCC no tratamento do alcoolismo é resolver os problemas atuais e mudar os pensamentos e comportamentos disfuncionais que são comuns em pessoas que sofrem com distúrbios psicológicos.

Na terapia cognitiva comportamental realizada nas clínicas do Grupo Recomeço, o alcoolista recebe auxílio para encontrar novos meios de enfrentar os seus problemas.

Ele entende que os sentimentos devem estar em equilíbrio com os pensamentos, e aprende a interpretá-los de uma forma mais construtiva.

O paciente é estimulado a realizar mudanças comportamentais para que, assim, se sinta mais capaz de substituir o álcool por outras fontes de prazer saudáveis e proveitosas e também mudar todos os hábitos e comportamentos que o levavam a consumir mais bebidas alcoólicas.

A terapia cognitiva comportamental é realizada através da psicoterapia personalizada para cada paciente. Ele é ouvido, recebe aconselhamento psicológico de um profissional que o entende e conhece o seu problema para que em seguida ele seja conscientizado da necessidade de eliminar pensamentos que atrapalhem a sua recuperação.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Como lidar com filho alcoólatra?

Como lidar com filho alcoólatra?

Tirando raras exceções, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Mas independentemente do tipo de educação que recebem dos pais, às vezes

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.