(15) 99135-9851
(15) 99644-2943
0800-878-3353 - Ligação Gratuita 24h

Terapia ocupacional: a importância no tratamento do alcoolismo

No mundo existe uma variedade enorme de bebidas alcoólicas, fazendo do álcool a substância psicoativa mais popular e consumida no planeta.

O consumo de álcool é totalmente comum em nossa sociedade e essa prática existe há milhares de anos. No entanto, o uso abusivo dessa substância pode levar a uma dependência.

A dependência de álcool é uma doença séria que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas mais comuns do alcoolismo são:

  • Dificuldade em controlar o consumo de álcool;
  • Prejuízos relacionados ao álcool;
  • Desejo intenso e urgente em consumir a bebida;
  • Tolerância (necessitar de doses cada vez maiores para se obter o mesmo efeito);
  • Síndrome de abstinência (uma série de sintomas que aparecem quando a pessoa tenta parar de consumir a substância).
  • Pensar diversas vezes em parar e tentar fazer isso, mas não conseguir.

O alcoolismo é considerado uma doença ocupacional, pois prejudica o desempenho do alcoólatra na realização de suas atividades diárias, como trabalhar, estudar, praticar atividades físicas, etc. Ele passa a viver apenas em função de alimentar a sua dependência.

Umas das terapias realizadas no tratamento do alcoolismo é a terapia ocupacional e é exatamente sobre ela que vamos falar nesse post. Continue lendo!

O que é terapia ocupacional?

A terapia ocupacional é um campo de conhecimento que está relacionado ao desempenho das pessoas nas suas ocupações. Ela engloba três áreas: a saúde, a educação e o campo social.

Essa ocupação trabalha em busca da autonomia e da independência de indivíduos que apresentem alterações físicas, psicológicas, sensoriais, sociais ou mentais que, de alguma forma, prejudicam suas atividades rotineiras, participação na sociedade e vida social.

O terapeuta ocupacional pode ajudar em qualquer situação que ocasione algum tipo de prejuízo no desempenho das atividades cotidianas, cultivando a autonomia e a qualidade de vida do paciente através de atividades diversas.

Como a terapia ocupacional atua no tratamento do alcoolismo?

As atividades da terapia ocupacional não são para passar o tempo ou ocupá-lo. Todas são traçadas de acordo com o perfil de cada paciente e têm como objetivo auxiliar na recuperação do mesmo.

Elas são muito importantes, pois é a partir delas que se coletam as informações e características do paciente. Isso ajudará muito no direcionamento da abordagem clínica.

No tratamento para alcoolismo do Grupo Recomeço as atividades são manuais, expressivas, corporais e realizadas em grupo ou individualmente.

Quais os benefícios da terapia ocupacional no tratamento para alcoolismo?

Abaixo listamos alguns dos benefícios mais comuns da terapia ocupacional no tratamento do alcoolismo. Confira!

  • Resgata as questões pessoais e emocionais.
  • Fortalece os laços afetivos do paciente com todos do seu vínculo pessoal.
  • Melhora a relação do alcoolista com seus familiares.
  • Melhora a sua autoconfiança.
  • Promove a capacidade do indivíduo de resgatar sua vida social ativa.

O Grupo Recomeço é referência no tratamento do alcoolismo: com mais de 20 anos de experiência, sempre oferecendo tratamento de qualidade e com resultados positivos e eficazes. Entre em contato conosco para saber mais sobre o tratamento.

Avalie nosso site

Estamos Online