(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Tratamento psiquiátrico especializado em alcoolismo

Tratamento psiquiátrico especializado em alcoolismo


Infelizmente é muito comum que que pessoas dependentes de álcool sofram com doenças mentais porque o uso frequente desse tipo de substância e a consolidação da dependência química favorecem a aparição desse tipo de comorbidade. Quer entender melhor o assunto? Siga lendo!

 

Quais problemas geralmente se relacionam ao uso do álcool?

Veja a seguir as doenças mais comuns decorrentes do consumo de álcool:

 

  • Depressão

Sem dúvida, a depressão é o maior problema de saúde relacionado a este tipo de substância e, uma vez que a pessoa fica doente mentalmente, a dependência química e a depressão se retroalimentam em um ciclo contínuo no qual já não se sabe mais quando uma começa e a outra termina.

Isso porque alguém deprimido tem enorme necessidade de escapar do que está sentindo e a ingestão de álcool ajuda a fugir temporariamente do problema, mas quando o indivíduo retoma a sobriedade, os sintomas são ainda mais fortes. Na outra ponta, a pessoa que já está deprimida comprovadamente tem mais chances de desenvolver o vício.

 

  • Anorexia alcoólica

Pessoas que apresentam problemas de autoestima têm mais chances de desenvolverem problemas de saúde como a bulimia e a anorexia. A anorexia alcoólica acontece quando o indivíduo, tão obcecado que está por emagrecer, usa o álcool para reduzir a quantidade de calorias ingeridas por dia.

Como ele apresentará náuseas e vômitos, terá a sensação de fome diminuída e emagrecerá, tendo como “bônus” o fato de que os efeitos dessa substância incluem uma sensação de felicidade temporária que faz com que ele se esqueça por algum tempo das angústias que tem vivido.

É necessário ressaltar que a anorexia alcoólica é um transtorno de ordem mental, mas leva a pessoa a desenvolver uma série de outros problemas físicos, como a desnutrição e doenças no aparelho digestivo.

  • Demência

A demência é um conjunto de problemas que levam a sérias deficiências cognitivas, sendo o Mal de Alzheimer a mais conhecida delas. A relação entre a doença e o consumo de álcool ao longo da vida já está evidenciada na literatura médica.

Para se ter uma ideia, as manifestações de problemas cognitivos costumam iniciar a partir dos 60 anos e o problema atinge entre 5 e 7% da população. De acordo com um estudo publicado em 2018 pela revista The Lancet Public Health, aqueles que consumiam álcool de forma abusiva – é claramente o caso dos dependentes – apresentavam pelo menos 3 vezes mais chances de desenvolverem o problema.

 

O tratamento

Pessoas que consomem álcool podem desenvolver estas e outras doenças mentais em decorrência do abuso da substância e por isso devem buscar tratamento o quanto antes. Elas serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional, com destaque para o atendimento especializado, feito por médico psiquiatra.

 

O Grupo Recomeço pode ajudar você a se livrar da dependência química. Entre em contato conosco hoje mesmo!

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.