Clínica de Recuperação que Aceita Convênio

clínica de recuperação que aceita convenio

As dúvidas sobre clínica de recuperação são bem comuns entre a maioria das pessoas. Uma delas é qual clínica de recuperação que aceita convênio.

Até mesmo antes dessa dúvida, uma semelhante seria se as clínicas de recuperação aceitam ou não tratamento através de convênios médicos. E a resposta é sim, elas aceitam. O Grupo Recomeço, por exemplo, é uma delas.

A dependência química é uma doença crônica, classificada entre os transtornos mentais, através do CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde) elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O CID 10 é  uma relação de doenças que auxilia diversos estudos a respeito de cada uma delas, como análise e monitoramento de incidência de determinadas doenças, bem como a avaliação da assistência à saúde que deverá ser prestada.

Além disso também está prevista no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Clínica de recuperação que aceita convênio: como proceder?

Agora que você já sabe que a clínica de recuperação aceita convênio, é importante saber qual o procedimento e alguns requisitos para conseguir a internação.

Primeiramente você precisa verificar no contrato do convênio médico se o tratamento da doença é coberto. Caso não esteja especificado no contrato, é recomendado esclarecer com o plano de saúde.

Outro fator essencial para conseguir a cobertura do convênio médico no tratamento da dependência química é possuir uma solicitação médica com o CID da doença.

E por fim, portar o tipo de cobertura correto do convênio médico que se dividem em: hospitalar, odontológico, ambulatorial e obstétrico. Para a internação em clínica de reabilitação, o ideal é o tipo hospitalar.

 

Objeções que os convênios médicos podem impor

Mesmo que você siga todas essas orientações que mostramos anteriormente, o convênio médico pode impor algumas objeções no intuito de não permitir a cobertura do tratamento do dependente químico ou alcoólatra na clínica de recuperação.

Um deles é poder alegar que a dependência química ou o alcoolismo já era uma doença preexistente. E na grande maioria dos casos os planos de saúde não cobrem doenças que os clientes já possuíam antes de assinar contrato.

Mas caso o plano de saúde não tenha exigido exames médicos que comprovem que a doença já existia, não podem usar esse argumento e negarem-se a cobrir o tratamento na clínica de recuperação.

Outra objeção que pode ocorrer, mas depois que o convênio médico aceita cobrir o tratamento do dependente químico, é impor um tempo limitado de internação. Isso é uma prática abusiva e não pode ser acatada.

Não existe um tempo específico para o tratamento da dependência química ou alcoolismo. Isso é muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa. Somente o médico pode decidir quanto tempo o paciente ficará internado e o plano de saúde é obrigado a cobrir as despesas até que o paciente receba alta.

Você está amparado pela lei

Um convênio médico não pode ser recusar a cobrir o tratamento de um dependente químico ou alcoólatra em uma clínica de recuperação. Caso o convênio médico não possua nenhuma parceria com alguma clínica de reabilitação, ele deve arcar com as despesas de uma clínica particular.

Se você ou seu familiar precisa de tratamento para a dependência química ou alcoolismo, possui atestado médico, e mesmo assim o plano de saúde se recusa a cobrir com as despesas, procure a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

E caso não obtenha resultado, procure a justiça, pois existe uma lei (lei 9.656/98) que obriga os convênios a cobrirem doenças listadas no CID 10 e não limitar o tempo de internação. E como falamos no início, a dependência química e também o alcoolismo estão listadas no CID 10, mais especificamente no capítulo V (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa).

O Grupo Recomeço, aceita os melhores convênios médicos, tais como: clínica de recuperação convênio amil, aceitamos também o plano de saúde Bradesco Saúde, Sulamérica, clínica de recuperação convênio unimed, Notre Dame Intermédica entre outros, e além disso possui um ambiente seguro e confortável para pacientes e seus familiares, proporcionando sempre um excelente atendimento.

Entre em contato conosco, e iremos esclarecer todas as suas dúvidas referentes aos convênio médicos que possuímos parcerias e quaisquer outras dúvidas.