(15) 3100-0265 (11)93308-6265
Como Identificar Se Você Tornou-Se um Alcoólatra?

Como Identificar Se Você Tornou-Se um Alcoólatra?


O alcoolismo é um problema presente em nossa sociedade há muito tempo, no entanto, perguntas como a citada acima: “Como identificar se eu me tornei um alcoólatra?” são cada vez mais frequentes.

A dependência do álcool vem afetando muitas pessoas e famílias ao redor do mundo, sendo um problema que causa grande preocupação para a saúde pública. Assim, é importante saber que o alcoolismo é uma doença e que precisa de tratamento.

Isso porque, muitas pessoas ingerem bebidas alcoólicas em excesso diariamente. E, mesmo esta sendo uma prática que vivenciamos em nosso dia a dia, pouco sabemos realmente a partir de que nível podemos considerar que alguém está em estado de alcoolismo.

Uma pessoa alcoólatra, em sua essência, não é simplesmente o indivíduo que bebe em excesso, mas sim aquele que não consegue ficar sem ingerir bebida alcoólica, pois, caso não consuma, sofrerá com a abstinência.

Logo, se você bebe muito ou conhece alguém que bebe em demasia, pode não ser alcoolismo ainda, no entanto, infelizmente, esse abuso pode estar caminhando a passos largos para se transformar em vício.

Leia este artigo até o fim para entender mais sobre o alcoolismo e seu devido tratamento.

 

Como o álcool atua em nosso corpo?

O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca.

Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago e lá deixa somente 25% do etanol que entrou no sangue. O restante cai na corrente sanguínea apenas quando o álcool chega ao intestino delgado – órgão cheio de vasos e membranas permeáveis.

São necessários de 15 a 60 minutos para que todas as moléculas de etanol entrem na circulação e se espalhem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu.

Quando entram no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água – órgãos como cérebro, fígado, coração e rins.

No fígado, 90% das moléculas de etanol são metabolizadas – quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o álcool passa a intoxicar o organismo.

 

Efeitos do alcoolismo

O uso abusivo de bebidas alcoólicas traz prejuízos tanto para a saúde do alcoólatra, quanto para o seu convívio com as pessoas que o rodeiam. Os riscos são diversos e alguns podem ser observados já no curto prazo, tais como:

 

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Prejuízo na tomada de decisões.
  • Perda dos reflexos e sonolência.
  • Comportamento agressivo.
  • Inconsciência.

 

No longo prazo, o uso contínuo da substância pode causar:

 

  • Doenças do coração.
  • Câncer.
  • Depressão.
  • Disfunções sexuais.
  • E muito mais.

 

Principais indícios de alcoolismo

 Se você precisa lidar com as questões abaixo, fique atento:

 

  • Tentar parar de beber por uma semana (ou mais) e não conseguir;
  • A bebida ter causado incidentes em casa;
  • Pensar que poderia aproveitar melhor a vida se não bebesse;
  • Ter faltado ao serviço nos últimos doze meses por causa da bebida;
  • Afirmar que pode parar quando quiser, mas não conseguir.

 

Se você se enquadrou em pelo menos um dos casos acima, há um indicativo importante de que você deve prestar mais atenção aos seus hábitos relacionados a bebidas alcoólicas e refletir seriamente se está precisando de ajuda profissional.

Muitas vezes, acreditamos que estamos no controle da situação, mas na verdade não é isso que realmente está acontecendo. Portanto, é muito importante refletir de maneira prudente sobre isso e tomar uma atitude real, pois o problema não vai sumir se você o ignorar, pelo contrário, ele continuará a crescer.

Dessa forma, caso um ou mais desses aspectos seja uma realidade na sua vida, há uma grande possibilidade de que você esteja precisando de algum tipo de ajuda para que consiga parar de beber.

Muitas pessoas atualmente se encontram em uma situação grave de alcoolismo porque negligenciaram o problema nos primeiros sintomas e não procuraram um tratamento adequado. Fique atento aos três principais sintomas do alcoolismo.

 

Os 3 Sintomas do Alcoolismo

 

  1. Fissura: Uma forte necessidade ou compulsão por bebidas alcoólicas. O viciado em álcool não consegue ficar muitas horas sem consumir a substância e caso fique tem crises sérias de abstinência.
  2. Perda de controle: Incapacidade para controlar a ingestão de bebida em qualquer ocasião do dia a dia.
  3. Dependência física: Sintomas físicos de abstinência, tais como: náuseas, suores, tremedeiras e ansiedade. Eles acontecem quando o consumo de álcool é interrompido.

 

Se você apresenta os sintomas descritos acima, deve tratar-se para o seu próprio bem e das pessoas que estão ao seu lado porque a situação já saiu ou está saindo do controle. Não se envergonhe em procurar ajuda! Saiba que quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhor será para a sua futura recuperação.

 

 

Mídia X Alcoolismo

Provavelmente você já ouviu alguma das seguintes opiniões a respeito do consumo de bebidas alcoólicas.

 

“Eu acho que não tem nada melhor do que chegar em casa, após um dia estressante no trabalho, tomar um belo banho, colocar meu chinelo, ligar a televisão e beber uma cerveja geladinha.”

 

Ou ainda:

 

“Como é satisfatório estar num bar com vários amigos jogando e bebendo alguma bebida alcoólica, isso me deixa mais atraente e todas as mulheres irão querer ficar comigo, você sabia?”

 

Acima foram descritas duas abordagens diferentes que muitas empresas fabricantes de bebidas alcoólicas utilizam para fazer com que seus consumidores se sintam “felizes” e atraídos pelo consumo dos produtos. Nesse sentido, ilusões são criadas para que um homem se sinta mais atraente e uma mulher mais descolada, entre outros fatores.

Temos que tomar muito cuidado com as falsas sensações que essas propagandas de bebidas transmitem e filtrar, sendo racionais para perceber que segurar uma lata de cerveja não nos deixará mais bonitos, bem como possibilitará que tenhamos mais sucesso com o sexo oposto.

No caso das mulheres, a tática é dizer a quem está assistindo: “você, mulher, tem direitos como todos os homens, mostre que você pode, vá e beba! Afinal, os direitos são iguais.

Tome cuidado para que sua mente não te engane e você comece a ingerir bebidas alcoólicas por algum dos motivos citados acima, pois infelizmente após tornar-se alcoólatra a vida se torna muito difícil, não apenas para você, mas principalmente para as pessoas que te amam e que, justamente por isso, não vão te abandonar nas horas mais difíceis.

 

Como se libertar do alcoolismo?

Assim como em qualquer outra circunstância da vida, o apoio familiar é uma das primeiras coisas que um alcoólatra deve buscar. Conversar com alguém em quem você confie e que realmente saiba que se preocupa com você é muito importante, pois essa pessoa poderá lhe ajudar em toda a sua caminhada de luta contra o vício.

Além disso, mantenha um esforço constante para aumentar a cada dia o tempo em que se mantém distante da bebida alcoólica, ou seja, se costuma ingerir a cada uma hora, procure aumentar este espaço para duas horas. Se bebe todos os dias, passe a beber a cada dois dias e a cada semana evolua neste sentido, diminuindo assim o consumo.

No entanto, isso não é fácil. A abstinência é algo sério e as crises tendem a piorar, Assim, é muitíssimo importante contar com o atendimento especializado de uma clínica de reabilitação para alcoólatras, o que será um ponto de virada na sua vida, já que, no caminho da recuperação, a intervenção de profissionais que entendam do assunto é essencial para a implementação do tratamento mais adequado a fim de conter os efeitos do alcoolismo no paciente.

 

Neste sentido, nós da Clínica Recomeço podemos ser seus aliados no caminho da reabilitação. Entre em contato conosco! Temos mais de vinte anos de experiência em recuperar vidas através da reabilitação de alcoólatras.

(11)93308-6265

Solicite um atendimento

Fale com nossos especialistas. Atendimento 24 horas para emergências e remoção.

Blog

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.